Atividades por diretoria

Cada diretoria possui a sua área distinta de atuação dentro do Centro Acadêmico Santos Dumont.

O propósito deste relatório de atividades é fazer com que o máximo de pessoas possível tenha noção do que estamos fazendo na prática de forma dinâmica e facilitada.

Essa se trata da segunda versão do relatório que, a cada semestre, será atualizada e melhorada a partir de feedbacks coletados.

Contribua com a sua opinião:

Bem-Estar

Confira a atividade semestral da diretoria de Bem-Estar.

Captação

Confira a atividade semestral da diretoria de Captação.

Financeiro

Confira a atividade semestral da diretoria Financeiro.

Gestão

Confira a atividade semestral da diretoria de Gestão.

Imprensa e Divulgação

Confira a atividade semestral da diretoria de Imprensa e Divulgação.

Inovação

Confira a atividade semestral da diretoria de Inovação.

Projetos

Confira a atividade semestral da diretoria de Projetos.

Vendas

Confira a atividade semestral da diretoria de Vendas.

Zeladoria

Confira a atividade semestral da diretoria de Zeladoria.

O Casd como um todo

Além dos projetos desenvolvidos dentro de cada diretoria, de forma individual, alguns trabalhos do Casd, por vezes, envolvem a participação de todos os membros e diretores. Neste primeiro semestre de 2021, houve um surto de COVID-19 no H8, no qual em torno de 30 pessoas foram isoladas com suspeitas de contaminação, das quais 18 se confirmaram com o vírus.

Quando surgiram os primeiros casos, durante a sétima semana do primeiro bimestre (terça-feira, 14/04), diretores e presidência de pronto começaram a isolar os contaminados, os contactantes e os sintomáticos. Quando a Divisão de Saúde soube dos casos, foi exigido com urgência o isolamento desses alunos no Novo H8, em uma ala própria. O Casd, como um todo, trabalhou para ocorrerem as mudanças dos alunos que estavam morando onde seria a ala (no andar de cima do bloco D), e isso envolveu averiguar quais apartamentos no H8 tinham vagas vazias e se elas eram habitáveis. Foram listadas essas vagas e distribuídas entre os alunos da T25 que deveriam se mudar. Em seguida, os isolados tiveram que se mudar do H8 para o Novo H8, e isso envolveu uma alocação conjunta do Casd com a médica da DS responsável pelos casos dos alunos. Nesse momento, o Casd focou em garantir o bem-estar dos alunos que seria isolados na ala. Foram escolhidas quais vagas ocupariam os isolados na ala, de modo que fossem reduzidas ao máximo as chances de uma contaminação acontecer entre os positivados e os apenas contactantes ou sintomáticos.

Para organizar e dividir os trabalhos, iniciou-se uma escala, de modo que a cada dia ficavam dois diretores responsáveis por: dividir as marmitas de acordo com o apartamento dos isolados; conferir se os isolados estavam bem de saúde; verificar com os médicos da DS qual era a situação de saúde geral e quais eram os protocolos a serem seguidos naquele dia, além de tirar eventuais dúvidas, a fim de embasar quaisquer ações que fossem tomadas pela diretoria do Casd, e levar demandas dos isolados; contatar o capitão Fernandes, caso alguém tenha sido isolado ou liberado, para que ele pudesse avisar o Rancho sobre o número atualizado de marmitas que deveriam chegar ao H8; e redigir o boletim diário, que era divulgado no final do dia para a comunidade, por meio dos grupos de aviso das turmas.

O Casd conversou com o Capitão Fernandes para conseguir um transporte diário e que não dependesse dos alunos para as marmitas virem do rancho ao H8. Nesse sentido, o CPOR forneceu apoio. O Casd também solicitou ao capitão, que contatou o BINFA, a desinfecção dos apartamentos onde estavam os isolados sempre que eram desocupados.

Ademais, também foi solicitada à Rede a instalação de internet no bloco D em caráter emergencial. Os membros da Rede fizeram um excelente trabalho, e foi disponibilizado o uso da internet aos isolados.

Atualmente, o Casd busca deixar a ala sempre limpa e adequada para eventuais casos que possam surgir.