Núcleo Executivo

Departamento que zela pelo H8, dedica-se a propagar uma boa imagem do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e de seus alunos e promove o funcionamento interno do Casd.

O Núcleo Executivo é subdividido em diretorias, cada qual com sua função específica, e na presidência, que é escolhida por meio de uma votação realizada com toda a comunidade, ocorrendo anualmente.

Cada diretoria assume um papel imprescindível para o bom funcionamento e andamento do Casd, sendo composto de um diretor e de seus respectivos membros, escolhidos por meio de um processo seletivo que ocorre todo início de ano letivo. 

A Presidência é composta por duas pessoas (Presidente e Vice-presidente) e é o setor responsável por direcionamentos estratégicos do Casd, pelo acompanhamento dos diretores e das funcionárias, além de prezar pelas relações políticas que envolvem outras esferas externas ao centro acadêmico, como as iniciativas no H8, o ITA, o DCTA e, ainda, outras faculdades e centros acadêmicos, empresas e ex-alunos.

Na prática, essas diretrizes se traduzem em ações como: • definição de metas gerais para o ano; • gerenciamento de conflitos e interesses dos colaboradores; • assinatura de contratos; • revisão de prestações de contas junto ao financeiro; • reuniões com representantes de outras organizações; • representação dos alunos em comitês ou eventos; • apresentação do H8 e da nossa cultura a lideranças externas; • defesa dos alunos em eventualidades; • sugestão de ações e de projetos junto ao ITA; • apresentação de demandas dos alunos ao ITA conforme aparecem.

Basicamente, a Presidência precisa ser onisciente com relação às atividades e às operações do Casd, participando ativamente de todas as tomadas de decisões de maior impacto. Além disso, ela é a representação oficial dos alunos em qualquer reunião, evento ou apresentações oficiais do H8 que venham a acontecer.

A diretoria de Bem-Estar é composta pelo diretor, pelos membros e pelo conselho de ex-diretores, sendo a diretoria responsável por fomentar um ambiente de bem estar e sabedoria emocional, o qual estimule o crescimento daqueles que o compõem, fazendo do um ITA e do H8 um ambiente de maior produção tecnológica de qualidade com cidadãos conscientes. Além disso, combater as causas de mal estar, assim como os estigmas negativos sobre o ITA.

Na prática, essas diretrizes se traduzem em ações como promover a conscientização sobre a importância e necessidade da adoção de uma rotina saudável, na qual se respeitem os horários, com sono regular, práticas esportivas, alimentação adequada, momentos de lazer, busca de apoio, socialização, estabelecimento de prioridades, combate aos estigmas sobre problemas de ordem psicológica, orientação para aqueles que precisam de auxílio, atendimento de protocolos auxiliares em situações emergenciais no H8 e no ITA, colaboração com o Casd e com o ITA na construção de um Instituto que sempre tenha em vista o melhor para seus alunos, sendo importante incentivar a aproximação dos alunos com os professores e a administração e manutenção do desempenho dos membros, diretores e presidentes do Casd, tendo em vista garantir o bom funcionamento do Centro Acadêmico para que as demandas da comunidade sejam sempre atendidas.

Basicamente, a Diretoria de Bem-Estar é importante para promover o bem-estar a nível de H8 (pensando diretamente na comunidade), e de Casd (pensando em garantir a melhor performance do Centro Acadêmico para a comunidade, e o retorno ao trabalho executado pelos componentes do Centro).

A diretoria de captação do Casd surgiu com o propósito de criar uma estrutura que nos possibilite quebrar a limitação financeira que hoje existe no Centro Acadêmico. Por mais que diversos projetos tenham sido realizados nos últimos anos através do Fundo de Manutenção do H8, outros tiveram que ser deixados de lado por falta de verba. Assim, através da criação de um CNPJ próprio, que eventualmente virá a ser a Associação Jean Paul Jacob (AJPJ), e da captação de recursos, nossa diretoria tem por objetivo dar as melhores condições possíveis pro H8 e suas iniciativas. Em 2020, por exemplo, nós realizamos uma campanha de arrecadação de fundos para arcar com os custos da produção do novo aplicativo do Casd e, posteriormente, realizamos o orçamento da abertura e manutenção da AJPJ e também conseguimos esses recursos através da captação com ex-alunos.

Hoje, a diretoria é composta por um diretor e seus membros e, eventualmente, será composta por 3 diretores, sendo eles o Diretor Presidente, Diretor Executivo e Diretor Financeiro, que dirigirão a AJPJ.

A Diretoria Financeira é composta pelo Diretor Financeiro, pelos membros e pela secretária executiva, cargo hoje ocupado pela Sirleyde, sendo a diretoria responsável por administrar os recursos monetários do Casd, garantindo que eles sejam gerados e usados de forma correta, sustentável, transparente e a serviço da comunidade. O Financeiro controla e fiscaliza os usos dos fundos que o Centro Acadêmico possui: o Fundo de Manutenção do H8 e o Caixa Livre.

Na prática, essas diretrizes se traduzem em ações como prestações de contas a comunidade junto à presidência, tanto do Fundo de manutenção quanto do Caixa Livre, acompanhamento e manutenção dos fundos financeiros, emissão de boletos, autorização de projetos, acompanhamento financeiro das demais diretorias, averiguar a situação dos moradores do H8 e, dessa forma, garantindo que o Centro Acadêmico tenha condição financeira de executar as tarefas e os projetos que estão sendo idealizados para o bem estar da comunidade.

Essencialmente, o departamento financeiro é uma peça fundamental para as atividades e operações do Casd, participando ativamente das tomadas de decisões, tendo em vista que é a diretoria responsável pelas reservas financeiras e pela autorização de projetos.

A Diretoria de Gestão, composta por diretor e membros, é responsável por dois principais setores: a Gestão Interna de Pessoas e a Gestão de Conhecimento. A Gestão atua em contato constante com a Presidência e com as outras diretorias, garantindo que os processos fluam da melhor forma possível nessas duas esferas. Em outras palavras, ela se pauta na organização para manter o grupo coeso, capacitado e eficiente, enquanto ajuda a fomentar uma infraestrutura e cultura organizacional que incentivem a produtividade.

No segmento de Gestão Interna de Pessoas, parte do grupo atua de forma semelhante ao RH de uma empresa, importando-se com a seleção, alocação e capacitação dos membros do Centro Acadêmico. Além disso, a gestão se preocupa com a melhora da efetividade da comunicação interna, com o monitoramento da performance e da motivação dos membros, garantindo um bom funcionamento e integração do Casd como um todo. Na prática, isso se traduz em ações como a confeccionar e registrar formulários de opinião e desempenho, promover eventos focados na capacitação da equipe, produzir Planos de Desenvolvimento Individual para todos os membros, promover Imersões e Intercâmbios de Diretoria, gerenciar uma conta da Udemy compartilhada com outras iniciativas, e muito mais: não nos contentamos só com o trabalho realizado internamente e acreditamos em compartilhar processos e conhecimento, queremos ver o H8 crescendo cada vez mais – por isso, todo ano, desde 2019, promovemos a Escola De Gestores AmBev, para ajudar a preparar futuros líderes da comunidade.

Tratando-se da Gestão de Conhecimento, o nosso objetivo é garantir que o conhecimento atual seja registrado e repassado da melhor forma possível para as futuras diretorias. Para isso, ela realiza atividades como a manutenção do Drive e a confecção de relatórios tanto internos quanto para a comunidade. Nesse contexto, a organização e o mapeamento de processos são os principais fundamentos do nosso trabalho.

O DID é a Diretoria de Imprensa e Divulgação. Como o nome já diz, nós somos os responsáveis por realizar a difusão das informações nos veículos de comunicação dos quais dispomos.

Assim, em busca sempre de uma maior transparência do Centro Acadêmico, nós divulgamos toda informação, sejam aquelas que chegam do ITA, sejam aquelas relacionadas à moradia no H8, que impacte a comunidade de alguma forma. Além disso, zelamos por uma boa imagem da instituição, por meio da publicação de projetos realizados por alunos do ITA e de feitos de iniciativas do H8.

Além disso, uma vontade do DID é fomentar discussões e reflexões sobre a Disciplina Consciente entre os alunos, o que é possível por meio de propagação de ideias, opiniões e questionamentos sobre a prática da DC.

Na prática, o DID mantêm ativas as redes sociais do Casd, produz cartilhas informativas e revistas com conteúdos diversos, zela pela imagem dos alunos, do ITA, do H8 e do Casd, divulga, por meios de comunicação mais eficientes – como WhatsApp, Notion e Facebook -, informações que devem chegar à comunidade, cria artes para serem usadas em produtos – como camisetas, canecas, bonés – e luta para que todos façam bom uso da marca Casd, a fim de preservar sua identidade visual.

A nossa diretoria é responsável por realizar projetos aqui no H8, abrangendo tanto projetos materiais, criação de um novo espaço (como a área de sossego) ou reforma (como a reforma das quadras), quanto projetos imateriais, como a criação de um Drive de bizus contendo listas, provas antigas e um compilado de livros extras que abrange as mais diversas áreas.

Nosso principal objetivo é trazer melhorias para o h8 que proporcionem um dia a dia melhor para a comunidade iteana.

A atuação da diretoria passa por diversas etapas: Formulários de sugestões, Arquivo de projeto/Solicitação de orçamentos, Formulários de votação, Aprovação e Execução/Supervisão.

  • Forms de Sugestão

A fim de trazer uma maior transparência da Diretoria de Projetos do Casd foi implantado, na gestão de 2020, o formulário de transparência a fim de entender melhor quais projetos mais beneficiariam a comunidade no contexto vigente. Esse forms busca uma maior comunicação, dando voz e liberdade para comunidade iteana dar sugestões de novos projetos a serem realizados

  • Arquivo de Projeto / Solicitação de Orçamentos

Após a realização do forms, juntamente com as ideações da diretoria, há o planejamento e elaboração dos arquivos de projetos para as sugestões obtidas. Nessa etapa, é utilizado um software de projetos 3D (Sketchup) para tirar a ideia do campo das imaginações e facilitar a visualização e a preparação necessária para estruturar o projeto.

O arquivo de projeto é a documentação do planejamento e da burocracia residente no processo, contendo a motivação/contextualização, fotos/sketchup da idealização do projeto, descrição da execução e orçamentos obtidos .

Nossa diretoria também é responsável pelo contato direto com prestadores de serviços para solicitação dos orçamentos, tornando essencial competências como comunicação e gestão de adversidades.

  • Forms de Votação

É a segunda etapa do formulário de transparência, após o levantamento de ideias e, posterior, elaboração dos arquivos de projetos, colocamos os projetos em votação aberta para comunidade.

  • Aprovação

Uma vez escolhidos, os projetos necessitam da aprovação das autoridades responsáveis. É necessário que a diretoria do Casd, ADM do H8, engenharia do ITA, vice-reitor e AEITA concordem com o que foi determinado no projeto, para posterior liberação de verba e contratação das empresas. Essa aprovação se resume à obtenção das assinaturas dos poderes acima nos anexos contemplados no arquivo de projeto

  • Execução/Supervisão

Por fim, a empresa contratada tem autorização para iniciar a execução de acordo com os planejamentos contidos no arquivo de projeto. Nessa etapa final,  o acompanhamento das obras são fundamentais para garantir a qualidade e o cumprimento das normas do H8.

A Diretoria de Zeladoria do Casd é composta por um diretor executivo, uma secretária, dois zeladores e três faxineiras. O dever de tal diretoria é zelar não só pela conservação do patrimônio do H8, mas também pela sua manutenção e pelo seu bom funcionamento. Como patrimônio do H8, consideram-se as áreas comuns, os apartamentos, os halls e as salas de iniciativas.

Em relação às principais atividades exercidas, temos o cumprimento de ordens de serviço (requerimentos dos moradores por pequenos reparos em uma referida área), manutenção da lavanderia (operação correta das máquinas, reposição de fichas, fornecimento de sabão), limpeza das áreas comuns e alguns projetos de melhorias pontuais (como reforma dos telhados para evitar vazamentos e infiltrações ou criação de rampas para o acesso de bikes).

Em resumo, a diretoria existe para que o H8 seja um lugar melhor para se viver, com condições suficientemente confortáveis para que as atividades do cotidiano do ITA possam ser realizadas.