Aqui estão reunidas as pautas de todas as reuniões realizadas no decorrer do ano de 2021, caso você queira ter acesso a decisão de algum assunto discutido anteriormente.
Mesmo com a criação do grupo de Whatsapp e as mudanças realizadas na planilha de reserva de horário, o movimento na lavanderia manteve-se alto. Assim, verificou-se a possibilidade de aumentar mais um conjunto de máquinas de lavar e de secar. Assim, devido aos custos para a implementação de uma nova máquina, aos custos do aluguel nas férias e ao aumento no preço do contrato, graças aos reajustes anuais do aluguel, percebeu-se a necessidade de aumentar o preço das fichas para R$3,50, a partir de janeiro do ano que vem.
Dia 23 de novembro, terça-feira, às 19h, irá acontecer no feijão mais um Dia Feliz, para que os alunos possam ter um momento de desestresse em plena oitava semana. Desta vez, a CARE irá contar com a parceria da Atlética e da Carniceria para realizar o evento.
Atualmente, na sala da Adm, existe um mapa com todos os moradores do H8 e suas respectivas vagas. Contudo, os funcionários não têm interesse em manter este lá. Assim, foi trazida para a reunião de diretoria a ideia de reformar aquele quadro e colocá-lo na sala do Casd. O DID fez o novo design do mapa que seria implementado na chapa de metal. A ideia é que os nomes dos alunos ficassem fixados com um papel imantado, para facilitar a manipulação após as postulações.
Representantes do Depcult trouxeram para a reunião de diretoria a ideia de fazer uma campanha de arrecadação de aparelhos de ar condicionados entre os alunos da T21, para serem colocados em áreas de uso comum, como por exemplo a Sala de Jogos, a Sala de Música, a Sala Precisa e as salas de reunião do Casd e da Atlética. Uma vez que o número de aparelhos no H8 deve se manter constante, a única forma dessas salas possuírem um aparelho de ar condicionado é através da transferência da posse de um destes para uma sala.
Devido aos recentes acontecimentos na Sala de Jogos, o Depcult se viu na necessidade de instalar câmeras de segurança no local. A própria iniciativa já comprou uma para ser instalada na sala, mas foi trazida para a reunião de diretoria a ideia de colocar, com a ajuda do Casd, câmeras em outras salas, como a Sala de Música. Assim, ficou decidido que o Depcult iria estudar se outras áreas comuns de outras iniciativas precisavam de câmeras para serem instaladas e fazer o orçamento e o arquivo de projetos, para que fosse analisada a possibilidade de instalação dessas câmeras com o dinheiro do Fundo.
Deu-se início, hoje, ao processo de postulação das vagas do H8 entre os moradores. O planejamento é de que a primeira fase do processo vá até o dia 17, em que os interessados em mudar de apartamento vão escolher a ordem de prioridade de mudança. Em seguida, entre os dias 18 e 21 ocorrerá a alocação e, em seguida, a validação de pontos para a próxima rodada irá reabrir. Entre os dias 24 e 25, está prevista para acontecer a segunda rodada da postulação, seguida pela alocação nos dois dias seguintes. Quando todos esses processos acabarem, ocorrerão as mudanças dos moradores para as novas vagas. Vale ressaltar que todas essas datas podem sofrer alterações e que todas as etapas da postulação serão devidamente atualizadas nos Grupos de Avisos do Casd.
Nos últimos meses, com o aumento do número de alunos retornando para o H8, percebeu-se a necessidade de algumas mudanças na planilha da LavanderITA, para que conseguíssemos atender a um maior número de moradores, uma vez que os horários da semana toda se esgotavam logo no início da semana. Assim, o número máximo de horas ocupadas por um morador passou de 4 para 2 horas, a reserva de horário passou a ser de hora em hora e foi criado um grupo no whatsapp para otimizar o uso das máquinas. Como consequência dessas mudanças, foi percebido um aumento considerável na arrecadação do mês de outubro, pelo aumento do número de lavagens.
Pensando em integrar a nova equipe de diretores, e passar ensinamentos relevantes para o início da gestão, será realizada uma Imersão de diretores, que contará com a presença dos diretores antigos e dos novos e será dividida em momentos de resenha, atividades integrativas, bostejos e lanche. O evento ocorrerá no próximo sábado, dia 06 de novembro, às 16h, no cineclube.
A AG, infelizmente, teve que ser adiada devido ao mau tempo, uma vez que fazíamos questão que ela fosse presencial. O objetivo da AG é fazer um resumo das atividades desempenhadas pelo Casd em 2021 e apresentar para a comunidade as metas da nova chapa e a equipe que comandará o centro acadêmico em 2022. A assembleia, então, deve ocorrer na próxima quarta, às 20h, na quadra do A, e também será transmitida por meet.
Após o sucesso no contato com as AMITAS no ano de 2021, que foram essenciais na captação para o projeto de reforma da rede e em vários outros momentos do ano, uma aproximação com elas foi proposta pela diretoria de captação. Por isso, essa pauta foi trazida para que ideias fossem dadas de como agradecer às mães pela ajuda nos projetos já realizados e para que novas maneiras de aproximação com as AMITAS fossem sugeridas. Nesse sentido, entre as ideias levantadas estiveram: fazer rifas para arrecadação de dinheiro para projetos, fazer uma placa de agradecimento, churrasco com as mães, jogo das AMITAS, tira-dúvidas com os pais na CR, bizu bixo para os pais e blusa das AMITAS.
Será conduzida nos próximos dias pela CARE, visando evidenciar alguns problemas comuns aos moradores do H8. Em seguida, haverá estudo sobre quais projetos podem ser implementados para atuar nesses problemas.
Diante da falta de qualquer previsão do ITA sobre a internet nos novos blocos, foi trazida para reunião a possibilidade da implementação da rede no Novo H8 ser coordenada pelos alunos, conectando os novos blocos ao servidor localizado no bloco B através de uma fibra óptica. A estimativa inicial do custo dos materiais foi de 21 mil reais. Cabe ressaltar, porém, que se trata apenas de uma ideia embrionária, e que algumas etapas burocráticas precisariam ser executadas para checar a viabilidade do projeto antes de que a comunidade seja de fato consultada e os orçamentos e formas de captação sejam discutidos. Ficou decidido, então, em reunião, que o estudo detalhado do projeto seria iniciado, e que a presidência conversaria com o ITA em busca de atualizações.
Após diversas reclamações da comunidade quanto a lotação, mesmo após a redução do tempo por lavagem, ficou evidente a necessidade de mudanças no sistema empregado. A pauta, então, foi trazida para que ideias fossem dadas sobre como contornar o problema. Entre as ideias trazidas estavam a criação de um grupo de whatsapp, aumentar o número de máquinas, alterar o valor das fichas e implementar preços diferentes para as fichas nos horários de pico. A Zeladoria, então, ficou responsável por analisar as sugestões e dar continuidade ao debate nas semanas seguintes.
Durante essa semana, foram escolhidos os novos diretores que irão assumir a Diretoria Executiva do Casd no ano que vem. Estes são: Begis (CoHab), Hermioni (Gestão), Jacobolo (Zeladoria), Marinheiro (CARE), Maxwell (Projetos), Rabuda (Captação), São Bernardo (Financeiro), Suricato (DID), Assim, iniciou-se o período de cogestão no Casd, em que o diretor atual trabalha junto com o novo, a fim de ajudá-lo a preparar a diretoria para o próximo ano.
Nesta segunda-feira, dia 18/10/21, foi realizado o Prêmio Weis, um evento em homenagem aos docentes do ITA. Foi uma cerimônia fechada a autoridades e professores premiados, realizada no Salão Negro do ITA.
Os anos de 2020 e 2021 foram anos de muitos desafios para os professores e para a instituição. Assim, durante o Prêmio Weis, foi sugerida, por alguns professores, a criação de um memorial em homenagem a esse período. Assim, foi trazida essa pauta para a Reunião de Diretoria e algumas ideias foram discutidas. Entre elas, estavam a criação de uma placa na Ala Covid no Novo H8 e o plantio de ipês no Novo Fund com o nome dos docentes que faleceram durante a pandemia.
Foi trazida para a Reunião de Diretoria, pela CoHab, a possibilidade de aumentar de 1 para 2 o número de favelas femininas, baseado na proporção de meninas no H8 (8,18%), que corresponderia a 1,8 favelas femininas. Inicialmente, havia se pensado na possibilidade de sortear uma favela, entre as 22 existentes, para as meninas poderem morar, mas foi pontuada a inviabilidade de manter um apartamento feminino isolado dos outros. Assim, foi escolhido o 135 do H8A, haja vista que este é vizinho do 136 e de frente para o 122, dois outros apartamentos femininos.
A comissão responsável por finalizar o Regimento Interno do Casd e atualizar o Estatuto deve voltar a se reunir nesta semana. Essa pauta, então, foi trazida para discutir o futuro da comissão com a troca de gestão no Casd. Decidiu-se, então, que o trabalho no regimento deve continuar durante a cogestão e os novos diretores serão incluídos no projeto.
Após uma reunião com antigos diretores da Cohab, para esmiuçar o processo de postulação, definimos quais serão as etapas da postulação. Nesse sentido, ainda nesta semana, antes da AG, lançaremos um forms para declaração de pontos e um vídeo explicando o processo.
Com a progressiva normalização da utilização do H8 e após identificarmos alguns casos de alunos que retornaram ao H8 e não preencheram o formulário de retorno, e que por isso estão aqui sem pagar o valor integral da mensalidade de 90 reais, ficou evidente a necessidade de alterar a forma como mantemos esse controle. Pensando nisso, após analisar as demais opções, decidiu-se, por 8 votos a 1, que os alunos que decidirem não retornar ao H8 deverão, mensalmente, responder um forms requisitando o boleto no valor de 53 reais. Essa mudança acontecerá no boleto referente a Outubro, que será pago até o dia 28/11.
Foram instalados novos bebedouros no H8 novo e no Hallzinho do A. O bebedouro da quadra do C será instalado na semana que vem.
Será realizado na quinta, 14/10, das 19 às 21 h, um evento com a Mary Kay no Hall do B. O tema será autocuidado, e haverá brindes, curso de maquiagem, conversas sobre masculinidade frágil e muito mais!
No sábado, 16/10, será feita a AG relativa ao processo de postulação da Cohab para as vagas do H8. Serão apresentados e discutidos dois possíveis métodos.
Projeto de aquisição de cortinas para o cineclube. O valor será de R$ 800,00.
Conforme discutido anteriormente, havia sido autorizada a compra de três bebedouros novos, para o novo H8, para a quadra do C e para o hallzinho da ala feminina. Serão adquiridos dois bebedouros em coluna e um industrial. O projeto custará R$ 4390,87, já considerando a instalação, e está na fase de coleta de assinaturas com a Engenharia do ITA.
Na próxima semana serão realizados 3 eventos: o tradicional Dia feliz, um rancho especial em parceria com a DAE e outro que será uma surpresa. Mais detalhes serão divulgados para os alunos nos próximos dias.
A segunda edição do cineminha da CARE neste semestre deve acontecer neste domingo, às 20h, no auditório Lacaz. A escolha do filme ainda será aberta para votação da comunidade.
Após 119 respostas, 63 de alunos e 56 de professores, está na hora de apresentar a devolutiva da pesquisa para a comunidade e professores. Pensando nisso, a pauta foi trazida para que ideias fossem dadas de como as respostas poderiam ser apresentadas no site, sem que fossem perdidas com o tempo. Nesse sentido, entre as ideias apresentadas, estiveram a de apresentar a devolutiva para os professores por e-mail, apresentar um gráfico com as palavras mais usadas, utilizar citações que expressam os pensamentos mais comuns e apresentar gráficos em pizza das respostas dadas. Outra ideia foi colocar algumas respostas destaque, com opiniões diferentes acerca do assunto.
Estamos estruturando uma loja com produtos da zeladoria disponíveis para a comunidade, que será potencialmente útil para a facilitação das Ordens de Serviço. Nesse contexto, a pauta foi trazida para que fosse decidido onde os produtos comprados seriam inicialmente alocados. Após a discussão, decidiu-se que os produtos poderiam ser temporariamente colocados na sala de reunião do Casd, e que o projeto poderia ter prosseguimento.
A pauta foi trazida para avaliar a possibilidade de se fazer uma imersão presencial com os membros do Casd, que contaria com atividades interativas, comida e um bostejo. A ideia é realizar o evento no novo Fund, o que necessitaria da autorização da DAE. Entre os pontos levantados esteve a necessidade de priorizar o cuidado com as medidas sanitárias. Ademais, após a discussão, decidiu-se que seria importante consultar representantes da comunidade – no caso, presidentes de algumas iniciativas – para averiguar as opiniões sobre o assunto. Por fim, por 9 votos a 1, decidiu-se que caso esses representantes concordassem com o projeto, a Imersão poderia ser realizada em algum dos próximos finais de semana.
O bebedouro que havia sido instalado no Novo H8 depois de ser encontrado na área do tatame estragou e não pode ser reparado. Por isso, a compra de bebedouros novos foi trazida como pauta. Durante a discussão, levantou-se a possibilidade de que fossem também comprados bebedouros para a quadra do C e para o Hallzinho da ala feminina. Após a discussão sobre as possibilidades, decidiu-se, através de votação, que seriam comprados três bebedouros, um industrial, um de coluna e outro simples, para as três áreas, respectivamente. O valor total do projeto ficará em torno de 2500 reais, e dependerá da aprovação do Vice-Reitor do ITA.
Após a aprovação do projeto em AG no primeiro semestre, diversos avanços já foram feitos no projeto. Entre eles, orçamentos com algumas empresas da área e uma arrecadação feita pelas Amitas. Nesse contexto, ficou decidido anteriormente que o projeto seria dividido em duas partes: a compra dos materiais e a contratação da mão de obra. Então, após uma conversa com as Amitas, a pedido delas, levantou-se a possibilidade de que as mães contratassem diretamente a mão de obra. Essa possibilidade, então, foi levada para votação e aprovada com unanimidade entre os diretores. Decidiu-se, também, que um relatório detalhado do projeto seria montado para que fosse enviado aos colaboradores do projeto.
Após uma conversa com o professor Hermelindo, surgiu a ideia juntar materiais e depoimentos para resgatar a história dos alunos do ITA e do Casd nos últimos 71 anos. A pauta, então, foi trazida para angariar ideias de como esse resgate poderia ser feito. Entre as ideias dadas, estavam começar a busca pelos os últimos 5 anos e criar uma linha do tempo do H8. Futuramente, uma comissão será criada com membros do Casd e demais integrantes da comunidade para resgatar essas informações, buscando-as com veteranos das diferentes décadas.
Dando prosseguimento ao projeto de acompanhamento de pessoas pela CARE, que consiste em perguntas sobre o bem estar emocional de cada um, neste bimestre, além do Casd, a Agita e a Carniceria também serão acompanhadas pelos membros da CARE. A ideia é que, posteriormente, esse acompanhamento seja estendido para as demais parcelas do H8.
Uma empresa contratada foi ao H8 consertar as telhas que estavam em estado crítico, mas o valor final dos reparos ficou em torno de 7 mil reais, que é consideravelmente maior do que o valor orçado. Essa diferença foi causada por telhas que antes estavam apenas trincadas, mas quebraram recentemente. Cabe ressaltar, porém, que a manutenção não resolveu todos os problemas do telhado, uma vez que focou apenas nos problemas críticos, e um reparo completo custaria em torno de 10 mil reais adicionais. Pensando nisso, foi trazida para votação uma proposta de que novas telhas sejam compradas mensalmente pela Zeladoria através da verba destinada a telhados, para que os gastos sejam parcelados e um estoque de telhas seja montado. O reparo total, então, poderia ser feito dentro de alguns meses. Essa ideia foi aprovada com unanimidade entre os diretores, totalizando 11 votos.
Após uma reunião entre a presidência do Casd e os presidentes das iniciativas do H8, chegou-se ao consenso de que a liberação de esportes no H8 seria viável neste momento. Entre os fatores considerados para esta decisão esteve a liberação municipal de esportes coletivos. Nesse sentido, decidiu-se que esportes com até 5 pessoas seriam permitidos, com no máximo um time esperando, de máscara, para jogar. Para melhor controle da utilização das quadras, uma planilha de agendamento, que ficará sob responsabilidade da Atlética, será montada e divulgada nos próximos dias.
Nesse sentido, quando a pauta foi trazida para a reunião de diretoria, levantou-se a discussão sobre o que mais poderia ser liberado no H8, e quais seriam nossas prioridades. Entre os casos analisados, esteve a liberação da professora Eveline, de Alemão. Nesse caso, foi considerado que como os alunos já estão tendo aula presencial com ela em sua residência, como a professora já está vacinada, e como a quantidade de alunos por turma é bastante reduzida, a liberação fazia sentido. Decidimos, então, levar nossa posição para a ADM-H8, que tem a palavra final sobre a liberação.
Ademais, a liberação do feijão (somente a piscina) também foi considerada. Considerou-se que, por ser uma área aberta, o risco de contaminação não era tão alto. Decidiu-se, então, que a piscina poderia ser liberada, desde que o limite de seis pessoas fosse respeitado. Para melhor controle, o esquema de planilha também será utilizado. Cabe ressaltar, porém, que a palavra final da liberação também é da ADM-H8, que será consultada ainda nesta semana.
Pensando em proporcionar um momento de descanso aos alunos, que por estarem em ensino remoto acabam se submetendo a uma sobrecarga de trabalho, a CARE propôs o retorno da tradição dos intervalos culturais. A ideia é que eles ocorram uma vez por semana, nas quadras do H8, e sejam oportunidades para, por exemplo, a Carniceria se apresentar. Após uma votação, a ideia foi aprovada, e o horário de Sexta-Feira às 16:30 foi escolhido. O primeiro intervalo acontecerá semana que vem, e será devidamente anunciado nos grupos de turma.
O objetivo da pauta foi discutir sobre a utilização da conta do YouTube do Casd com o objetivo de integrar iniciativas, produzir materiais para o público e, talvez no futuro, obter uma conta monetizada. Durante a discussão, surgiram também ideias, como a produção de vlogs para mostrar o dia a dia das iniciativas e a criação de um Tiktok. Ao final, decidiu-se que o projeto seria tocado por um grupo composto por diretores e membros do Casd, e que participantes das demais iniciativas seriam chamados.
Pensando em monitorar o avanço da vacinação entre os moradores do H8, o que, além de ser uma informação interessante para os alunos, pode ser potencialmente útil para o comitê de crise na decisão do retorno gradual dos veteranos ao H8, foi montado e divulgado uma pesquisa geral do status de vacinação. A partir dos dados coletados, que já totalizam 500 respostas, criou-se um dashboard que é periodicamente atualizado no site com porcentagens dos alunos imunizados e projeções. A pauta, então, foi trazida para que os próximos passos fossem definidos. Decidiu-se, então, que um relatório das respostas seria elaborado e apresentado ao comitê de crise ainda nesta semana.
Com o retorno parcial das obras do Novo H8, não conseguimos acesso a parte do cimento que havia sido doado ao Casd. Por isso, a construção do caminho entre os sarcófagos do C- e o Moska precisou ser interrompida. Nesse contexto, a compra dos materiais necessários, que consistem em cimento, brita e areia, deve ficar em torno de 800 reais. Dessa forma, por ser um valor inferior a 3 mil reais, não será preciso criar um projeto para que o caminho seja finalizado. Esse gasto, então, foi aprovado durante a reunião.
Após uma consulta às moradoras e pequenas alterações no projeto inicial, que agora consiste na instalação de um portão social com tranca no fundo dos sarcófagos do A-, o projeto foi aprovado pela vice-reitoria. Agora, a compra dos materiais está sendo alinhada, e o serralheiro já foi contatado para que o portão comece a ser feito.
Devido a ausência de alguns extintores nos blocos do H8, repô-los se tornou uma prioridade, pensando na segurança dos alunos. Assim, ficou decidido em reunião que a Zeladoria entraria em contato com a ADM para questionar sobre o andamento da reposição. Caso o problema não seja resolvido rapidamente, o Casd arcará com o valor dos novos extintores.
Pensando em aumentar a transparência do Núcleo Executivo e esclarecer questões comuns sobre as ações do Casd, a Gestão produziu um documento que traz respostas para as principais perguntas e críticas feitas aos nossos membros e diretores, além de detalhar alguns procedimentos comuns de interesse do morador do H8. Essa pauta, então, foi trazida para que os demais diretores pudessem avaliar melhor o que foi escrito e opinar sobre os possíveis meios de divulgação desse FAQ. Entre as ideias levantadas na reunião está a possibilidade de utilizar o site como meio de divulgação dessas perguntas, mas ainda não houve consenso sobre o assunto. Decidiu-se, então, trazer essa pauta novamente na próxima reunião, para que o tema seja melhor discutido.
Esse projeto consiste na compra e na instalação de novos holofotes, de melhor qualidade, para as quadras, e na troca das redinhas de basquete. Atualmente o projeto está na fase de buscar assinaturas das autoridades, e deve custar por volta de R$ 3800,00. Durante a reunião, foi proposta uma votação e esse projeto foi aprovado com unanimidade.
Neste semestre, foi criada uma comissão composta por membros e diretores para atualizar o Estatuto do Casd e para finalizar o nosso regimento interno, que ainda se encontra como minuta. A pauta, então, foi trazida para atualizar a todos sobre o andamento desse projeto. Atualmente, os capítulos do regimento já foram divididos e devem ficar prontos semana que vem, para então passar para a etapa de revisão. O Estatuto também está sendo revisto, e deve começar a ser alterado também na próxima semana. Lembrando que a última etapa dessa revisão será a aprovação em AG da versão final desses documentos.
Essa pauta foi trazida para que os diretores fossem atualizados sobre o saldo atual do fundo, que concentra o dinheiro das mensalidades e é responsável pela manutenção e pela renovação do H8. Nesse contexto, observa-se que os últimos meses foram favoráveis para o fundo, que antes estava bastante comprometido pela redução de arrecadação na pandemia, uma vez que com a redução de gastos a entrada tem superado consistentemente a saída de recursos. Atualmente, o saldo do fundo está próximo de 280 mil, o que permitirá que alguns projetos sejam executados em breve.
Dando continuidade a esse projeto da CARE, a próxima roda será sobre o tema “Como evitar o esgotamento físico e mental?”. A data da roda ainda não foi definida, mas deve acontecer nas próximas semanas. Essa pauta, então, foi trazida para que os diretores ficassem cientes do evento e opinassem sobre o tema.
A pauta foi trazida pelo DID para apresentar a ideia de pintar uma das paredes da sala de reunião do Casd de preto e adicionar o logo do Casd. Essa pintura seria feita pelos membros, e somente as tintas precisariam ser adquiridas. A ideia então foi votada e aprovada unanimemente entre os diretores. Assim, esse projeto deverá ser executado ainda neste bimestre.
Essa é uma ideia antiga do DID, mas que nunca havia sido colocada em prática. Então, a pauta foi trazida para que a sua criação fosse aprovada pelos diretores. O objetivo da conta seria divulgar atualizações sobre o trabalho do Casd, divulgar eventos e se posicionar eventualmente. Essa plataforma permitiria um acesso à informação de maneira facilitada a vários iteanos e autoridades que a utilizam, e teria uma função de aprimorar a transparência e a de cumprir um papel político importantes Nesse contexto, sua criação foi aprovada com unanimidade entre os diretores
Depois dee não obtermos resposta definitiva das autoridades quanto à proposta feita para a flexibilização da chegada dos alunos da T25, fizemos uma pesquisa entre os alunos para identificar os casos em que a remarcação da passagem seria financeiramente inviável.
Focamos, então, nossos esforços, para que esse grupo seleto de alunos fosse autorizado a chegar em datas diferentes da prevista inicialmente. Entretanto, ainda não obtivemos resposta quanto a essa solicitação.
Assim como comentado anteriormente, foi criada uma comissão para a atualização do Estatuto do Casd e para a finalização do Regimento Interno, que ainda é uma minuta. Nesse sentido, a pauta foi trazida para que detalhes dos documentos fossem discutidos, e para que ideias fossem trazidas quanto ao que mais poderia ser adicionado ao Regimento.
Entre as ideias levantadas, estiveram o detalhamento do Caixa Livre, a atualização da estrutura do Departamento Executivo, a estruturação de regras para a postulação de diretores, etc. Por fim, vale ressaltar que as alterações discutidas, depois que forem redigidas, precisarão ser aprovadas em Assembleia Geral.
Após sermos informados de que os alunos da T25 seriam obrigados a chegar em um curto intervalo de 4 horas no dia 29 de Julho, o que dificultaria a chegada de vários alunos que já haviam comprado a passagem e de outros que teriam que se hospedar em hotéis, o Casd elaborou uma carta com uma proposta de flexibilização da chegada, que ao mesmo tempo que facilitava a vinda dos alunos prestava atenção nas medidas cabíveis de prevenção ao vírus.
Essa carta, então, foi enviada na última sexta-feira ao vice-reitor, ao pró-reitor de administração, à chefe da DAE e aos alunos da turma 25. Nesse contexto, a DAE se mostrou favorável à proposta, enquanto o pró-reitor disse que ela estava sendo analisada e que o CPOR e o ES seriam consultados. Assim, nada está decidido ainda, mas, para averiguar o andamento das alterações, o presidente do Casd se responsabilizou por mandar mensagens às autoridades na terça-feira, dia 20 de Julho, cobrando o posicionamento.
Assim como discutido em reuniões passados, o Casd iniciou o seu processo seletivo de meio de ano para captar membros para diretorias como o DID, a Inovação, o Financeiro e Projetos. Nesse contexto, a pauta foi trazida como atualização, para avisar a todos que o formulário de inscrição foi fechado no último sábado e dizer que as entrevistas seriam conduzidas nessa próxima semana. No total, sete pessoas se inscreveram, e pretendemos anunciar o resultado no início da semana que vem.
É um projeto antigo, cujo objetivo é fazer uma abertura nos fundos do sarcófago feminino e colocar um portão. A saída seria para rua em frente a escola infantil do DCTA, e pretende-se, em um futuro próximo, construir caminhos para facilitar o acesso à nova entrada. Nesse contexto, já foram feitas consultas com as moradoras no ano passado, que foram a favor da ideia, uma vez que atualmente a única maneira de acessar o sárcofago é pelos quartos, o que dificulta, por exemplo, o transporte de bikes. Ademais, a pauta foi trazida pois modelos mais baratos de portão foram encontrados, que custam por volta de 300 reais, o que possibilitaria que o projeto já fosse rapidamente executado pela própria equipe da Zeladoria. Dessa forma, decidiu-se de forma unânime que a abertura pode ser feita e que o portão pode ser comprado, mas estabeleceu-se que haverá uma consulta entre as moradoras para se decidir a posição exata da passagem.
O ITA realizará alguns eventos com professores a respeito do tema Disciplina Consciente, e o Casd quer aproveitar a oportunidade para fomentar esse assunto entre os alunos.
Como um dos objetivos globais do Núcleo Executivo do Casd é a disseminação da DC, essa pauta foi trazida com o objetivo de que ideias fossem dadas para que eventos que conscientizassem a comunidade e colocassem a pauta da DC em alta fossem planejados e executados. Foi proposta, então, a criação de um grupo responsável por isso, e algumas ideias foram sugeridas, como: rodas de conversa puxadas por membros do Casd, lives no Youtube com relatos e conversas de professores e alunos, um mural no H8 sobre DC, etc.
A IPR entrou em contato com a Cohab na última semana para avisar que um intercambista francês deverá chegar ao H8 no início do mês de agosto e para pedir que uma vaga fosse preparada. Essa pauta, então, foi trazida para atualizar a todos sobre o ocorrido e para coletar opiniões da diretoria sobre essa vinda, de forma semelhante ao que foi feito no caso do aluno que faria estágio na OM do DCTA. Nesse sentido, após a discussão, concordou-se que por se tratar de um aluno matriculado regularmente na graduação, a situação era diferente da anterior. Porém, o sentimento de injustiça, justificado por casos de alunos brasileiros que passam dificuldades e gostariam de estar no H8, mas são vetados de tal e continuam pagando as mensalidades, continuou bastante presente. Decidiu-se, então, que o aluno seria alocado em um apartamento vazio, ou somente com alunos no regime presencial, e que um documento seria elaborado para explicitar esse sentimento de injustiça e argumentar a favor da vinda de determinados grupos de alunos, o que deverá ser feito nas próximas semanas.
Conforme discutido em reuniões anteriores, existe uma idealização de projeto para que gaiolas para proteger bicicletas de furtos sejam construídas pelo H8. A ideia é que haja uma em cada bloco, e que a primeira seja construída no Bloco B. Assim, a pauta foi trazida para discutir o início de uma captação para a primeira parte do projeto durante as férias. Nesse contexto, foi avaliado se valeria a pena começar uma outra captação, visto que o projeto da Rede também precisaria dos esforços da Captação do Casd, e não seria interessante captar para dois projetos simultaneamente. Entretanto, com os valores já captados pelas AMITAS e pela semestralidade da Rede, já é possível dar início à primeira fase do projeto da Rede sem a necessidade de atuação do Casd. Nesse caso, visto que a finalização dessa fase do projeto da Rede (arquivo de projeto, orçamentos) está prevista para depois das férias, seria possível aproveitar esse tempo para fazer a captação para o gaiolão.
Assim, ficou decidido que será possível iniciar a captação para as gaiolas, mas que antes de a captação começar em si haverá um forms de votação para a comunidade expressar sua opinião sobre esse projeto em específico. Esse forms deverá conter detalhes do projeto e motivos para não usar o fundo e sim a captação. Depois disso, caso seja aprovado, a captação e a execução do projeto poderão ser iniciados.
Os documentos atuais do Estatuto do Casd e do Regimento Interno estão bastante ultrapassados. Por isso, o objetivo da pauta foi propor uma comissão responsável por revisá-los e alinhar com a presidência os detalhes a serem alterados. Ao final desse processo, que deve ocorrer ao longo do terceiro bimestre, as alterações feitas serão apresentadas em AG para aprovação.
Neste projeto estão sendo orçados holofotes para as quadras e redes da cesta de basquete. Nessa reforma também será incluso o aluguel do andaime para a troca dos holofotes e a finalização dos remendos dos alambrados. A pauta, então, foi trazida para que o projeto pudesse ser aprovado entre os diretores e para que a necessidade de consulta à comunidade fosse avaliada. Nesse contexto, alguns pontos foram levantados, como o baixo custo do projeto, que foi estimado em cerca de 6 mil reais, e o fato de se tratar de um projeto de manutenção.
Ao final da discussão, foi votado que ele poderia ser iniciado sem que uma AG de consulta fosse necessária.
Um bebedouro foi encontrado abandonado na área do tatame, então não será preciso comprar um novo. Porém, faltavam algumas peças, como o cano, o filtro, a torneirinha e o registro, que já foram compradas e devem chegar ainda essa semana. A instalação será feita quando as peças chegarem. Ademais, como o semestre está acabando, para preservar o bebedouro, pediremos para que ele seja desinstalado durante as férias e colocado dentro de um apartamento.
Conforme discutido em reuniões anteriores, alguns bicicletários que não estavam sendo utilizados foram colocados em áreas mais internas e mais seguras do H8, como no estacionamento interno. Agora esses bicicletários foram finalmente parafusados nos locais. Ademais, pensando em maximizar a segurança, as novas placas de videomonitoramento foram fixadas ao redor do H8, especialmente próximas aos bicicletários.
Conforme dito em reuniões anteriores, alguns caminhos mais emergenciais seriam construídos com o cimento doado ao Casd pela empresa que realizou outro projeto no H8, enquanto outros, maiores, seriam construídos com a ajuda da engenharia do ITA. A parte que seria feita com o cimento do Casd, porém, estava parada, pois os funcionários da União Zeladoria que ajudariam a assentar o cimento estavam de férias. Agora, com o retorno das férias, nos próximos dias o projeto deverá ser retomado, e os separadores de concreto devem começar a ser colocados. O primeiro caminho que será finalizado com o cimento será o que interliga o H8C e o H8D, que já havia sido iniciado.
Essa é uma solicitação antiga dos moradores dos blocos D e E, que não pode ser atendida de imediato devido ao fato de que, como os blocos ainda não foram oficialmente entregues pela empresa que executou a obra, quaisquer alterações estruturais feitas poderiam acarretar problemas com a empresa responsável pela obra. Entretanto, foi analisada a possibilidade de se colocar um bebedouro aproveitando a saída de água da lavanderia de algum dos apartamentos, o que evitaria alterações estruturais. Nesse contexto, foram levantados alguns possíveis modelos e seus valores. Após uma votação, foi aprovado unanimemente um orçamento máximo de 1500 reais para o projeto.
Devido à evasão de membros, algumas diretorias estão com um efetivo menor do que o desejado. Além disso, através dos formulários distribuídos pela Gestão, percebeu-se que existem membros que não estão contentes com a alocação atual. Essa pauta foi então trazida para ver exatamente quais diretorias precisam de membros e juntar opiniões e ideias para uma possível realocação interna. Nesse contexto, durante a discussão, a possibilidade de um PS no meio do ano também foi levantada. Assim, ficou decidido que uma pesquisa interna será feita para a realocação de membros. Ao final desse processo, a discussão será retomada e um novo processo seletivo será avaliado.
Na última semana, o Casd foi questionado pelo ITA sobre o seu posicionamento quanto a permanência no H8 de um aluno de outra faculdade para a realização de um estágio no DCTA. Nesse sentido, a pauta foi trazida para verificar o posicionamento dos diretores quanto a esse tópico. Durante a discussão, foi levantado que uma boa parcela dos próprios alunos da graduação está pagando pelo H8 e não pode sequer pisar no próprio apartamento, o que faz com que muitos alunos considerem injusta a vinda de alguém externo ao corpo de alunos. Por causa disso, a diretoria se posicionou, a princípio, contrária a essa vinda. Ao final, ficou decidido que uma pesquisa com a comunidade seria conduzida, e os resultados seriam compilados e divulgados juntamente com uma carta aberta contendo o posicionamento do Casd.
Conforme discutido na última reunião, a autorização para retirar o pebolim da sala de jogos e liberar o seu uso foi obtida, o que deve ser feito nos próximos dias. Além disso, na última semana, fomos procurados por alunos da T25 que gostariam que esportes coletivos nas quadras fossem novamente liberados. Os argumentos trazidos foram que as restrições na Vila não são mais tão rigorosas, e que já existem alunos que estão buscando praticar esses esportes fora do DCTA. Assim, a pauta foi trazida para discutir a viabilidade da liberação. Neste contexto, foi trazido o ponto de que caso fosse liberado agora, faltando poucas semanas para as férias, e houvesse algum surto no H8, a saída dos alunos poderia ser comprometida de alguma forma. Ao final, ficou decidido que o primeiro passo será a liberação de esportes de menor contato, como o vôlei, desde que restritos a times de 4 pessoas com no máximo um time de fora. O uso de máscara será obrigatório. Além disso, o futebol poderá ser praticado na modalidade de gol a gol com times de duas pessoas, e o treino de basquete com no máximo duas pessoas também. Para concretizar essas ações, ficou decidido que conversaremos com a Atlética e com o DOO até a quarta-feira, e um comunicado explicativo será divulgado nos grupos de avisos na quinta-feira.
As restrições dentro do H8 tem como objetivo principal mitigar a transmissão no alojamento, dado que temos contato próximo com diferentes grupos de pessoas e essas pequenas intersecções fazem a transmissão escalar violentamente em caso de contaminação.
Além disso, a pandemia se trata de um momento coletivo, não individual, ou seja: não tem a ver com medo de contaminação ou morte, mas sim de não contribuir para que os sistemas de saúde em exercício não deixem de conseguir atender a todos da melhor forma.
Em caso de dúvida, prefira tirar dúvidas com o Casd e com a Adm do que assumir próprias interpretações, pois elas podem estar sujeitas a erros em detalhes cruciais.
Finalmente, caso haja alguma necessidade pujante pela prática de algo que é questionável em termos de segurança sanitária, o Casd está aberto a receber a demanda e ouvir. Caso necessário, podemos inclusive conversar com médicos que entendem melhor o contexto do DCTA para chegar em uma avaliação mais precisa.
O objetivo da pauta foi atualizar a todos sobre os projetos de iluminação do H8 e criação de novos caminhos entre áreas de uso comum. O projeto da iluminação será realizado através de atas, juntamente com a engenharia do ITA, dado o alto valor desse projeto. Ao consultar o Pedro II, um dos responsáveis pela aprovação das atas, surgiu também a possibilidade de incluir o projeto dos caminhos nessas atas. Isso permitiria que um pouco de dinheiro fosse economizado, mas adiaria o projeto em pelo menos 6 meses devido às burocracias. Antes disso, estava planejado fazer os caminhos com os sacos de cimento que foram doados ao Casd, em conjunto com os troncos cortados e com pedras que seriam compradas. Então, após uma votação dos diretores, ficou decidido que daremos prosseguimento aos caminhos mais utilizados, onde passam mais pessoas, e tentaremos incluir todos os outros nas atas junto ao projeto de iluminação. Dito isso, o diretor de projetos se responsabilizou por estabelecer essas prioridades e trazer atualizações na próxima reunião.
Esta pauta foi trazida para atualizar a todos sobre uma visita do Villas Boas do MEC ao DCTA que deverá ocorrer no dia 28 de Junho. Foi dito que existe a chance de que ele passe no novo H8, mas que a visita será conduzida pelo ITA. Ficou, então, decidido que nos prepararemos para caso passem pelo H8, deixando tudo em ordem para a possível visita no dia.
Com o final do 2° bimestre, vem também a data de realização do Dia Feliz, e essa pauta foi trazida com o intuito de debater sobre a possibilidade de se trazer dois carrinhos, um de pipoca e outro de algodão doce, para o H8 nesta data. Foi decidido de forma unânime que os carrinhos podem vir, desde que permaneçam em área externa e tomem todas as medidas sanitárias cabíveis. Os prováveis locais serão a área do feijão e a quadra do A, e membros da CARE e diretores do Casd acompanharão ambos os carrinhos para evitar aglomerações.
Com a abertura do SAU, será possível pedir portas sem a necessidade de uso do dinheiro do Fundo. Descobrimos ainda que o ITA fará um pedido nas próximas semanas, e por isso esse seria o momento ideal para realizar o pedido. Foi decidido, então, que uma vistoria das portas externas será feita nas próximas semanas, e daremos prosseguimento ao pedido.
Algumas vezes, nos últimos meses, alunos comentaram sobre a falta que o aplicativo faz na hora de verificar se estão devendo boletos ou não. Para suprir essa demanda, criamos uma planilha cujo intuito é substituir momentaneamente o aplicativo e garantir que todos consigam verificar sua adimplência de forma fácil. Essa planilha será testada pelos diretores na próxima semana, para evitar bugs, e posteriormente será liberada para os alunos da graduação.
No formulário sobre a mudança de plataforma de pagamento, alguns pontos foram levantados sobre a mudança da data de pagamento do boleto para o início do mês, coincidindo com o salário de muitos dos alunos. Essa pauta, então, foi trazida para que a opinião sobre a mudança e possíveis ideias fossem discutidas. Ficou decidido que primeiramente a comunidade será consultada através de uma pesquisa. Caso a mudança seja acatada, possivelmente haverá um mês de transição, em que todos pagariam os boletos no meio do mês. A ideia é avisar todos com pelo menos um mês de antecedência do mês de transição.
Após conversar com alguns membros do Casd, chegou-se à conclusão que seria aceitável reabrir a sala de jogos, desde que com as devidas restrições. A pauta, então, foi trazida para que as opiniões dos demais diretores quanto a isso fossem ouvidas. Os membros disseram que o DepCult havia sido questionado e negou a reabertura. A ideia seria, a princípio, fazer um controle igual ao da maromba, com uma planilha e restrição de 4 pessoas na sala, proibir bebidas e alimentos, fornecer álcool em gel e retirar o pebolim da sala para evitar aglomerações. Ficou decidido que conversaremos sobre esse tópico com o Capitão Fernandes ainda nesta semana e posteriormente levaremos os pontos e sugestões ao Depcult.
Foi trazida uma reclamação de alguns moradores do Bloco C quanto à presença de soldados no Hall, que podem acabar ferindo a privacidade de quem mora perto. A proposta da pauta foi discutir alternativas a isso, como a exclusão do posto ou a troca do horário desse serviço. Nesse contexto, durante a discussão foi levantado o ponto de que o posto naquele local contribui para diminuir o furto de bicicletas, mas que, de fato, não é positivo caso eles estejam circulando livremente por todo o H8. Ficou, então, decidido que perguntaremos ao Capitão Fernandes quem exatamente os convocou e o que eles estão instruídos a fazer, e buscaremos saber quantos moradores estão, de fato, incomodados com a presença dos soldados. Além disso, tentaremos observar mais se os soldados estão circulando realmente pelo H8 ou permanecendo na mesa da entrada. Por fim, foi ressaltada a diferença entre as rondas da PA e o serviço dos soldados no Hall, uma vez que estes soldados estão lá apenas para garantir a segurança e evitar a entrada de motoristas de iFood, e não para fiscalizar os alunos em si.
Desde a semana passada, estivemos trabalhando em alguns pontos que levaremos como sugestão de alteração para a NPA do Fundo de Manutenção.
Entre esses pontos que queremos que sejam alterados está o limite de valor necessário para que um projeto seja executado sem a necessidade de uma AG, que é de 10 mil reais desde 2017.
A pauta da reunião, então, foi discutir possibilidades de alterações para este limite, atualizando o limite e deixando-o mais atemporal.
Entre as sugestões trazidas estava a de definir essa quantia pelo mínimo entre R$25000 e 8% do saldo útil (valor disponível subtraído do fundo de reserva) do ano anterior.
Essa proposta traria como vantagem limitar o valor disponível para projetos em função da situação atual do FMH8. Ao final, foi votado que essa será a sugestão que será feita para a alteração da NPA.
Continuando as atividades extras promovidas pela CARE, a pauta foi um lembrete de que com o começo do mês de Junho, teremos o Correio Elegante, que tem como objetivo deixar um espaço para as pessoas deixarem amor e mensagens carinhosas umas para as outras. Esse projeto já aconteceu ano passado e foi um sucesso. EM breve, será realizado novamente.
Assim como no ano passado, haverá um relatório semestral com as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Executivo ao longo do semestre.
Esse relatório já está sendo produzido pela Gestão e visa a aumentar a transparência com a comunidade.
Será utilizada, a princípio, a plataforma do Notion, mas a ideia é que ela seja integrada com o site, com ajuda do DID.
Nesta próxima semana, os membros da Gestão devem solicitar às outras diretorias pequenos resumos com as principais atividades já desenvolvidas.
O dinheiro recolhido das anuidades vai para o Caixa Livre. Hoje, esse dinheiro é visto como uma doação. Do total doado, 50% possui destino fixo e 50% é distribuído conforme a vontade do doador. A porcentagem fixa é composta por: 15% para o Fundo de Reserva, 28% para o Núcleo Executivo, 25% para o Departamento Cultural e 32% para a AAAITA. A porção variável, por sua vez, poderá ser distribuída entre: AAAITA, Núcleo Executivo, Departamento Cultural, Agita, Carniceria e Maromba. Mais informações podem ser encontradas no artigo 4 do Regimento Interno.
Como discutido na reunião da semana passada, ações iriam ser tomadas para melhorar a situação dos moradores que estão se sentindo isolados no H8. Pensando nisso, em uma conversa com a DAE, surgiu a ideia da realização de uma sessão de cinema no prédio do Fundamental. Isso provavelmente ocorrerá já no próximo sábado, e mais detalhes serão divulgados.
Os membros da Rede continuam indo atrás de orçamentos e tiveram várias ideias para baratear o projeto original. Por exemplo, a reforma dos cabos poderia ir até a porta dos apartamentos, o que pouparia bastante material e mão de obra. Uma vistoria será feita em todos os apartamentos, mas aparentemente a situação geral do cabeamento dentro das vagas está boa. Ficou definido que haverá uma reunião entre Zeladoria, Projetos e Rede para discutir os detalhes do orçamento e alinhar o que será levado para a AG.
Está sendo preparado um projeto de iluminação geral, que, juntamente com novos caminhos que serão feitos pelo H8, possivelmente serão executados através de atas, que abateriam boa parte dos custos. Esse projeto já está bastante avançado: diferentes caminhos já foram planejados e já foi feito um modelo tridimensional do projeto. A ideia é fazer o pedido pela ata o quanto antes. Por sua vez, no curto prazo, está sendo feito um caminho que ligará a entrada do Bloco C até os fundos do novo H8, facilitando o acesso à área. Os materiais para essa realização foram cedidos pelo responsável pela obra, que conversou com o diretor de Projetos na última semana.
Continuando a pauta da última semana, foi trazida uma
possibilidade que envolvia uma postulação por partes no início de 2022, em que
as turmas 22, 23 e 24 teriam prioridade e iriam postular por pontos. Isso
aconteceria apenas na planilha, e seria seguida de uma postulação entre a 25 e
por último a postulação da 26. Porém, não houve consenso com a proposta, e
decidiu-se primeiramente amadurecer a ideia, além de propor outras, para então
levá-las para discussão. Quanto à situação das ocupações de vagas de veteranos,
foi decidido que falaremos com todos os casos de alunos nessa situação. Nesses
casos, iremos realçar a delicadeza da situação e daremos a opção dessas pessoas
ocuparem vagas vazias. Ficou decidido o seguinte passo a passo para a atuação:
Como foram identificadas falhas no último formulário que a 25 preencheu, faremos uma vistoria dissertativa para mapear os casos, ou seja, conversaremos com os moradores para entender a situação. Isso será feito por meio de um mutirão do Casd, Faremos um forms para preenchermos durante o mutirão. Nele, cada membro irá registrar a vaga oficial de cada morador, a vaga em que a pessoa está pernoitando, a vaga onde a pessoa estuda e se ela está dividindo algum pacote de internet com outros moradores do local.
Iremos mapear novamente os apartamentos vazios habitáveis no H8. Iremos registrar as opções para que os alunos da 25 que estejam em vagas de veteranos por motivos de internet possam habitar esses locais.
Abordaremos cada um dos casos individualmente, e, caso o aluno decida permanecer na vaga do veterano, levaremos o termo de consentimento já elaborado para que assine (como isso será feito ainda vai ser discutido). Isso será finalizado até o fim do segundo bimestre.
Prepararemos um documento com as diversas possibilidades de postulação já amadurecidas, que será levado para discussão em reunião. Essas possibilidades de postulação serão então discutidas em uma AG, que deve ocorrer no início do terceiro bimestre.
A pauta em questão diz respeito aos alunos da T-25, que estão priorizando bastante o gagá e estão deixando a si mesmos de lado. Como o Casd pode ajudar? Para debater isso, foi proposto um brainstorm, que trouxe as mais diversas ideias para debate. Ao final, ficou decidido que o Colgate – diretor da CARE – discutirá com seus membros as ideias trazidas e apresentará um planejamento mais concreto até semana que vem. Algumas medidas já serão tomadas, como por exemplo um intervalo todo dia às 15h entre os alunos.
A Atlética nos procurou pedindo para liberar esportes coletivos (treinos de futsal e treinos de basquete). O objetivo da pauta era debater se devemos liberar os treinos de acordo com a situação do H8 ou só quando o DCTA liberar a prática de esportes coletivos. Nesse sentido, ficou evidente o risco associado a algum infectado participar do treino, uma vez que isso exigiria um isolamento de todos que estivessem na partida, o que seria bastante complexo.
Assim, decidiu-se que liberaremos os treinos somente quando o DCTA autorizar. Mesmo nesse caso, caso alguém positive no H8, os esportes serão paralisados por ao menos 14 dias. Ademais, podemos sugerir um escalonamento dos jogos, maximizando a segurança. Por exemplo, uma possibilidade seria começar com jogos de vôlei com máscara, menos pessoas e planilha de participantes. Iremos debater a proposta que a Atlética nos apresentar.
Bomba no feijão está com defeito e exige uma pequena reforma para manutenção, cujo custo seria próximo de R$1000,00. A proposta da pauta foi checar a viabilidade e a necessidade do serviço, uma vez que a arrecadação para o Fundo de Manutenção está reduzida e as áreas comuns não estão sendo utilizadas durante a pandemia.
Foi decidido que iremos priorizar os gastos imprescindíveis e não faremos a reforma por enquanto, desde que isso não prejudique a piscina no longo prazo. Além disso, decidiu-se estabelecer um teto para os gastos que serão adiados.
Alguns alunos da T25 querem reviver a Enactus. Estão estudando formas de não repetir os erros da última vez. Seu objetivo é dar prioridade ao empreendedorismo social na região de São José dos Campos. Já foram atrás das autorizações necessárias para utilizar o nome da Enactus e gostariam de um apoio do Casd nessa fase inicial para a reforma do container (além de ajudar com a divulgação). Um dos alunos interessados está correndo atrás de orçamentos, e já entrou em contato com 4 serralheiros.
Foi decidido que antes de votar essa pauta seria preciso ter certeza de que o projeto iria funcionar, além de decidir de onde o dinheiro viria. Decidiu-se esperar os orçamentos, amadurecer a ideia e futuramente consultar a comunidade. Enquanto isso, ajudaremos o projeto através da divulgação em mídias sociais e sendo uma ponte para contatos com professores e com a ITAEx.
A proposta da pauta é propor planos para resolver a questão da CoHab e manter uma estabilidade suficiente para receber os veteranos e a T-26 no H8 no próximo ano. Hoje, a situação é tal que a T-25 está arbitrariamente distribuída no H8, e alguns estão usando vagas de terceiros no H8 sem nenhuma autorização formal, o que pode causar problemas no futuro caso haja algum desentendimento. Além disso, essa distribuição provocou problemas com as faxineiras.
Nesse contexto, para solucionar o problema das autorizações, a Zeladoria promoveu um remapeamento de vagas, e a Gestão escreveu um documento para formalizar eventuais ocupações de apartamentos. Ademais, parte desses problemas seria resolvido caso a T-25 fosse alocada de forma fixa, mas não há consenso sobre isso, uma vez que qualquer postulação feita não envolveria os veteranos.
Por fim, cabe ressaltar que caso a T-26 chegue e os alunos da T-25 não estiverem fixos, haveria ao menos 300 residentes não fixos no H8, o que acarretaria problemas com a postulação. Então, devido à complexidade da pauta e ao pouco tempo disponível, decidiu-se adiar a discussão para a próxima semana.
Essa pauta consiste na ideia de aproveitar as mesas de concreto do feijão e colocá-las em alguns espaços ao ar livre, como embaixo de árvores, com intuito de ter um espaço mais fresco para estudar ao ar livre. Temos 3 mesas, sendo uma quebrada mas que dá para consertar.
Foi decidido que elas serão espalhadas pelo H8 e colocados álcool em gel em cada uma.
Foi proposto um rearranjamento dos bicicletários, de forma que os suportes de bicicletas fossem colocados nas garagens mais internas, onde já há holofotes instalados. Poderemos aproveitar que temos muitos suportes não utilizados pela comunidade (por exemplo, os próximos da maromba).
Como esse projeto não tem custos e maximiza a segurança, foi aprovado por decisão unânime.
Holofotes que irão iluminar os bicicletários chegaram na última sexta. Serão instalados na quarta e na quinta.
Ademais, as câmeras do H8 passaram por manutenção, e os DVRs no B e no C foram trocados hoje. Assim, todas as câmeras no H8 já estão operacionais novamente.
Além disso, o ar condicionado da sala da Rede foi consertado. Esse reparo foi pago pelo Casd, pois a sala está sendo bastante utilizada para estudo pelos alunos da T-25.
Por fim, decidiu-se que o Casd pagará pela instalação de um novo ar condicionado na sala do servidor da Rede, uma vez que a conservação dos aparelhos que estão lá depende da refrigeração do ambiente, e a condição financeira atual da Rede não é boa. Essa instalação custará 550 reais, e o ar foi doado ao Casd pelo antigo morador do 302.
Todos os diretores concordaram, desde que esse tipo de ajuda fosse algo pontual.
A fim de facilitar o trabalho de quem deve registrar a ata da reunião e de quem deve reescrevê-la para postagem no Site do Casd, vamos sempre escrever o conteúdo da pauta antes da reunião. Diretor de Gestão fica por registrar apenas o que se definiu. No caso de dúvidas acerca do porquê que se tomou tal decisão, deixamos o forms da ouvidoria à disposição.
Definiu-se que isso será posto em prática.
Muita coisa que é postada nesse grupo é emergencial. Propôs-se a ideia de criar outro grupo para eventos e divulgações, possivelmente junto com a CEE e sem divisão de turmas.
Propôs-se fazer uma pesquisa sobre o que a comunidade quer ver no grupo de avisos.
Definiu-se que será realizada a pesquisa.
Definiu-se que a Reunião Geral ocorrerá no dia 15/05.
Neste ano, a Diretoria de Gestão começou um novo modelo de acompanhamento de diretorias. Mostrou-se a prévia da ficha de membros e relembrou-se a importância de preencher os forms de acompanhamento de membros pelo diretor.
Como ano passado houve muito poucas arrecadações de anuidades, neste ano, está sendo revista a campanha.
Foi feita uma reunião com as iniciativas do Casd Comunidade. A arrecadação será dividida em campanhas. O primeiro e-mail já foi montado e foi decidido que a principal forma de captação será com as pessoas que já fizeram parte do Casd.
A campanha começará ainda nesta semana.
Para o conhecimento do Fundo de Manutenção do H8, o Diretor Financeiro mostrou uma planilha com os dados atualizados sobre os custos do mês anterior.
O Fundo estará com um déficit ao longo do ano, porém a situação está um pouco melhor que 2 meses atrás.
Ultimamente, começou-se a se questionar bastante a quantidade de pontos definida por Estatuto para cada cargo das iniciativas, de acordo com a classificação: Casd, Casd Comunidade e Casd Representatividade.
A pauta sucitou mais a discussão sobre os pontos do Casd especificamente.
Algumas ideias apresentadas foram:
1 – Equalizar todas as diretorias com Casd Representatividade;
2 – Equaliza todas as diretorias menos Financeiro, Zeladoria e Presidência (dada a cobrança sobre eles e o incentivo a ter alguém ocupando esses cargos);
3 – Não mudar;
Definiu-se que será pesquisado mais afundo sobre o porquê de os pontos terem sido distribuídos dessa forma inicialmente. Levantou-se a necessidade de ser propor uma AG para a comunidade para reformar os pontos, mas isso será alinhado entre a diretoria do Casd primeiro.
Holofotes comprados. Instalação na próxima semana.
Começaram as entrevistas com cada membro do Casd para definir o que colocar no PDI. Devem estar todos prontos daqui a 2-3 semanas.
Hoje, começaram as atividades da Semaninha Criativa; o cronograma da semana já está no Classroom.
O ITA vai oferecer três noites especiais no Rancho, com hambúrguer, massas e salgadinhos.
Sobre a doação de sangue: ocorrerá na quinta-feira desta semana. O ITA ficou responsável por alugar um ônibus para levar os alunos até o Hemolab. A ida será às 13:30h. Todos que desejarem e puderem fazer a doação de sangue (requisitos no Classroom) devem preencher o formulário (também no Classroom).
Mostrou-se a necessidade de se colocar placas como “Você está sendo filmado”, uma vez que as câmeras foram consertadas.
Definiu-se que serão produzidas e compradas as placas.
A ideia seria perguntar o que os alunos acham que seriam boas propostas para serem levadas numa discussão com o ITA para pedir a volta de alunos facultativa ao H8.
Não se definiu sobre acontecer ou não uma AG, dado que sugestões podem ser dadas por meios mais fáceis, como formulários.
Talvez seja feito um formulário para a comunidade responder. Isso será revisto.
Os holofotes não chegaram ao H8 ainda, porque eles deveriam chegar à AEITA, mas ninguém estava lá no momento para recebê-los. Os funcionários da AEITA não estão trabalhando presencialmente.
Definiu-se que será pedido ressarcimento à empresa e os holofotes serão comprados novamente.
Por Estatuto, as anuidades ainda são obrigatórias, porém não serão tratadas dessa forma neste ano, dado que seu caráter é de “doação”.
Ficou definido que serão feitos posts explicando o que é a anuidade e qual a sua importância para as iniciativas do Casd Comunidade, dado que muitos alunos ainda sabem. Além disso, serão pensadas outras formas de captação, as quais serão passadas para as iniciativas do Casd Comunidade, para obter seu apoio na captação.
A ideia inicial era colocar um sistema com sensores de movimento ou com fotossensores.
Porém, os moradores do A foram consultados sobre o projeto, e eles preferiram um sistema com interruptores.
O orçamento mais barato para esse projeto ficou em torno de R$5.000,00 (desses, R$2.000,00 seriam gastos com mão de obra).
Dada a importância maior dos projetos de proteção elétrica, de segurança e de rede de internet e considerando também que os moradores do A são minoria atualmente (pandemia) definiu-se que o projeto de iluminação ficará em “stand-by”, enquanto os outros são tocados.
Questionou-se sobre o envio das pautas para os membros do Casd e para toda a comunidade.
Definiu-se que as atas serão semanalmente enviadas para os membros. Não se viu necessidade de enviar para toda a comunidade, dado que o lançamento do site está próximo e, nele, haverá as pautas das reuniões.
Haverá doação de sangue organizada pela DAE durante a Semaninha.
Vai acontecer um evento em parceria com a DAE durante a Semaninha.
Levantou-se ideias de plataformas para realizar o evento.
Definiu-se que seria realizado via Classroom.
Em fevereiro, foi proposta a ideia de se produzir uma campanha a fim de despertar nos alunos a vontade e o hábito de reciclar os lixos que produzem. Foi proposta a ideia de se fazer uma pesquisa para mapear o comportamento dos alunos em geral em relação a esses hábitos.
Ficou definido que a campanha será feita, pois é de importância social.
OBS.: No H8, é realizada a coleta seletiva pela empresa URBAM, mas poucos sabem disso. Isso foi uma grande motivação para a ideia da campanha, uma vez que essa prática de separar o lixo ajudaria tanto os trabalhadores da empresa como alguns funcionários do H8 que cuidam do lixo.
Os holofotes já foram comprados. Porém, o eletricista de confiança do Casd, que já conhece as instalações elétricas do H8, está ocupado e não poderá ir ao H8 na segunda quinzena do mês. Questinou-se se seria uma boa ideia contratar um outro.
Ficou definido que será feita uma consulta para saber se há alguma indicação de um bom eletricista que esteja disponível.
Os alunos já foram avisados sobre não poderem viajar durante a Semaninha.
Possivelmente, serão liberados para viajar nas férias de julho.
Uma das missões da CARE é acompanhar o bem-estar dos membros do Casd. Eles já estão em análise, e a CARE conversará com quem julgar necessário.
Pediu-se sugestões sobre como melhorar a monotonia no H8.
Sugeriu-se a ideia de fazer uma doação de sangue coletiva.
Sugeriu-se a ideia de fazer uma sessão de cinema síncrona: é combinado um filme e todos assistem ao mesmo tempo, cada um em seu apê.
Considerando o cenário atual, sem contar com o gasto com projetos, o Fundo perderia R$1000,00 por mês, em média.
Sugeriu-se reduzir os gastos com Zeladoria, mas já foi reduzido um funcionário da limpeza, uma vez que não se viu mais a necessidade de ter um funcionário dedicado apenas ao Novo H8, como estava acontecendo.
Sugeriu-se rever o aluguel das máquinas de lavar (industriais) e comprá-las, porém elas são muito caras (em torno de R$25000,00).
Ficou definido que é necessário divulgar melhor as prestações de contas, para que a comunidade tenha uma noção melhor de como está o Fundo no momento.
ITA já possui os orçamentos, porém não quer disponibilizar internet, porque o link deles já está bastante limitado.
O orçamento para a gaiola de bicicletas ficou bastante caro (em torno de R$23.000,00).
Ficou definido que será em breve liberado o forms com sugestões de projetos. Será incluso esse projeto da gaiola. A comunidade opinará de acordo com as suas necessidades.
Foi proposto um aumento de R$2,50 para R$3,00 no preço da ficha, devido aos prejuízos que a Lavanderia está gerando para o Caixa Livre do Casd.
É fato que a LavanderITA nunca gerou lucro. Ela estava sendo gerenciada de modo que seus custos fossem cobertos por seu uso, mas, há um tempo, ela vem dando prejuízo.
Com o aumento para R$3,00, o prejuízo seria significativamente reduzido.
Definiu-se que o aumento será proposto para o segundo semestre.
Ocorreu uma tentativa de conseguir rapidamente assinaturas das autoridades para a continuação do projeto, mas foi exigida, pelo chefe da divisão de energia, a assinatura do tenente, responsável pela elétrica do ITA, o que atrasa o projeto em pelo menos mais um dia.
Foram sugeridos alguns nomes de técnicos do ITA que poderiam ajudar com isso de forma mais rápida. A Presidência e as diretorias envolvidas com esse projeto vão atrás disso.
Foi sugerido contratar um técnico de elétrica para nos auxiliar sempre que quisermos instalar algum equipamento na rede elétrica, mas foi comentado sobre ser muito caro um serviço como esse.
Chegaram alguns pedidos ao Casd da professora que ensina alemão dar aulas presenciais no H8.
Levantou-se o ponto de que se deve reduzir ao máximo o fluxo de pessoas que vem de fora do H8, exceto para serviços essenciais, uma vez que São José dos Campos está em fase roxa, segundo o Governo do Estado de São Paulo. Além disso, a sala em que essa professora ensina é bastante fechada, e não há quem fique responsável por desinfectar a sala sempre que um aluno sair. Vale ressaltar que a professora tem alguns problemas de saúde, o que a faz ser parte do grupo de risco quanto ao Covid.
Desse modo, como as aulas de alemão não são essenciais, foi concordada a não liberação do H8 com esse fim.
Sugeriu-se que pedíssemos para que os alunos dessa professora a recomendassem o uso do Meet, para que ela ensine os alunos da mesma forma que os outros professores de línguas fazem no momento.
O técnico responsável pelas câmeras veio hoje ao H8. No bloco B, todas as câmeras estão funcionando. Em contrapartida, nenhuma do A está, pois o DDR do A, aparelho central das câmeras, queimou. Trocar esse aparelho custaria em torno de R$1200,00. Pontuou-se que não compensa trocar antes do projeto de proteção elétrica. Sobre o C, não se sabe nada, pois a Adm estava fechada, então não foi possível verificar.
Decidiu-se trocar o DDR do B pelo do A, dado que os roubos de bicicleta ocorrem mais frequentemente no bloco A.
Até o final de semana, espera-se que haja monitoramento dos blocos A e C.
Sobre o telhado, o prestador de serviço não veio ao H8, para que fosse possível fazer o terceiro – e último – orçamento. Assim, está faltando ainda um orçamento para fechar o projeto.
Esse projeto será: troca de todas as telhas que estão quebradas e aplicação de um manto por baixo das telhas, impermeável, que impedirá que a água infiltre no prédio.
Tradicionalmente, fazemos o dia com pipoca e algodão doce nos halls. Seria daqui a 3 semanas, durante a época de provas e tomaríamos medidas preventivas. Hoje não existe nenhuma “fuga mental” do ITA e, pensando no bem estar dos alunos, podemos pensar em algo com a mesma finalidade do Dia Feliz.
A ideia do Dia Feliz é fazer as pessoas saírem dos quartos e interagirem com outras pessoas. O problema é que o período atual impede que possamos fazer isso.
Surgiu a ideia de comprar pipoca doce em delivery.
Poderíamos comprar pipoca gourmet e as pessoas poderiam pegar a sua na frente da sala da CARE – um lugar que não permite aglomerações, por ser um espaço pequeno.
Todos concordaram que poderia ser algo nesse sentido. A CARE vai cuidar dos preparativos.
Dada a necessidade de alguns alunos consultarem, de forma mais fácil, se possuem boletos atrasados, o Financeiro propôs um modelo de planilha que, a partir do CPF, o aluno consegue consultar sua situação – se deve algum boleto e quais ou se não.
Estudou-se a possibilidade de enviar uma senha individual, para que o acesso por pessoas alheias fosse impedido. Porém, logo chegou-se à conclusão que isso não seria necessário, visto que muitas consultas desse caráter, atualmente, são realizadas por meio do CPF como chave.
Lembrando que a consulta verifica a dívida a partir do ano 2019.
Uma vez que estão ocorrendo vários projetos, a prioridade foi dada para proteção da rede elétrica. O diretor de Projetos começou a orçar as gaiolas para bike com serralheiros. Questionou-se se a gaiola poderia ser feita de alambrado, já que existe o risco de ele ser cortado – não é o material ideal: existem arames mais resistentes ao corte. Ponderou-se sobre isso não ser tão problemático, já que deverá haver iluminação e câmeras no local.
O diretor de Projetos vai ter uma conversa com o Manel (nesta quarta), quem criou o drive de bizus da T21, para discutir sobre a questão do armazenamento, que foi um problema também enfrentado por ele. Foi comentado sobre a ideia de usar um site para armazenar o material.
Surgiu a ideia de fazer um formulário bimestral para o acompanhamento de todo o Casd. É importante que todos os membros respondam, principalmente. A pauta veio da CARE – a intenção seria avaliar bem-estar psicológico.
Foi aprovado o projeto da Rede. A maioria dos votos de quem estava presente foi a favor de não levar a votação do projeto para fora da AG. Ou seja, quem não estava presente no momento não votou.
O Casd buscará captar parte do dinheiro para a realização do projeto, enquanto a Rede ficará responsável por buscar mais orçamentos.
Veredito final: não vão ser disponibilizadas as eletivas de ELE e COMP, exceto as que já estavam na lista de eletivas disponíveis no semestre e na pesquisa com os alunos, realizada pela DAE. O vice-reitor afirmou que a DAE não conseguiria disponibilizar essas eletivas.
DAE ofereceu a oportunidade de o Casd ministrar algumas aulas de colóquios para os alunos da T25, comentando sobre CARE, DA e Núcleo Executivo no geral. Existe a possibilidade de ser discutido um assunto específico, basta a DAE avaliar antes. Além disso, o DOO talvez poderá ser incluso.
Houve uma reunião do Casd com a Administração para verificar a possibilidade de se pedir dinheiro por ATA ou PTA referente à compra de refletores, lâmpadas, chuveiros etc.
Aparentemente, para se fazer esse pedido, teríamos que dispor de um planejamento de um ano inteiro de quantos desses produtos o H8 necessita periodicamente.
Disso, surgiu a ideia de se fazer um mapeamento de quantas lâmpadas queimam – torneiras quebram, refletores queimam – por ano, por exemplo. Projetos, em conjunto com Zeladoria, tocará esse projeto.
Um ponto criticado na comunidade é a quantidade alta de pontos que um diretor do Casd recebe por semestre. A maioria foi a favor da redução – isso exigiria uma AG, com aprovação de toda a comunidade, uma vez que trata de uma mudança no Estatuto da CoHab. Alguns comentaram sobre a redução de todas as diretorias, exceto da Zeladoria e do Financeiro, dada a cobrança pela comunidade sobre essas duas especialmente.
A pauta será levada na próxima AG.
Será marcada uma AG Extraordinária para o dia 14 de março, para discutir a reforma da Rede, dada a situação de EAD e parte considerável da comunidade residindo no H8.
Foram realizados orçamentos sobre holofortes – destinados aos bicicletários, para maior segurança.
Foram orçados telhados – com as chuvas fortes, surgiu a necessidade de se trocar vários telhados que quebraram – causando infiltrações dentro dos apartamentos.
Foi comentado também sobre as câmeras que forma queimadas com as chuvas fortes da última semana e a necessidade de a empresa que as instalou vir fazer manutenção.
Surgiu a ideia de serem ministrados treinamentos de Excel, de Python, aulas sobre NPAs, sobre a estrutura geral do Casd, entre outros.
Definiu-se que os trabalhos podem começar!
A empresa foi comunicada, para que voltasse ao H8 e consertasse a rede do teto, pois estava na garantia que não deveria cair com as chuvas.
Os alunos estarão liberados para uso das salas do gaga8 e de algumas salas do Fund.
Depois de chuvas mais fortes, verificou-se a necessidade de se trocar algumas telhas no H8. Zeladoria vai atrás de técnicos e vai realizar alguns orçamentos. Surgiu a ideia de buscar formas de escoar a água que fica acumulada em algumas regiões do telhado, o que é a principal causa das infiltrações.
Algumas eletivas não foram divulgadas no catálogo. Alguns alunos foram bastante prejudicados (ex: 5 ano). DA montou uma planilha com uma pesquisa sobre eletivas, seguindo os critérios da DAE, feita com as turmas da graduação.
Ainda não obtiveram resposta. Foi sugerido marcar uma reunião com a DAE para tratar sobre o assunto. No caso de um “não”, foi sugerido perguntar se podemos fazer qualquer coisa para ajudar algum grupo específico de alunos que saíram mais prejudicados, a fim de reduzir os danos.
Pauta para que fossem sugeridas ideias para tratar da segurança, dados os roubos de bicicleta desde o início do mês.
OBS.: foi atualizado que várias câmeras queimaram com chuvas fortes. Novo contrato para cuidar da manutenção está em andamento.
Zeladoria cuidará da iluminação nos bicicletários, enquanto Projetos vai incluir entre seus projetos a instalação de uma gaiola de bicicletas, que deverá ser votado pela comunidade.
O Fundo está fechando em déficit pelo segundo mês consecutivo. Isso ocorre, principalmente, porque a maioria da comunidade não está pagando o valor cheio – por estar residindo fora do H8 em período de pandemia. O valor mais baixo da mensalidade, que foi proposto em abril do ano de 2020, tinha projeção de voltar ao valor normal depois de alguns meses. Como a pandemia não acabou, as pessoas continuam pagando o valor reduzido, o que está sendo prejudicial para o caixa. Discutiu-se a possibilidade de se aumentar o valor da mensalidade. Não se chegou a nenhuma conclusão em reunião. Apenas foi sugerido que a pauta fosse levada em AG, para informar a comunidade sobre o FMH8 e decidir o que fazer (ou não) com a mensalidade.
Foi aprovado pelo ITA a compra do celular com finalidade profissional. A secretária executiva do Financeiro fará uso do aparelho para atender a demandas de alunos.
Foi feita uma pesquisa sobre o melhor modelo de celular que atenderia às necessidades da secretária executiva. Modelos variam de 600 a 1000 reais.
Decidiu-se que fosse comprado um chip pré-pago – suficiente para uso do WhatsApp.
Gasto não previsto pelo FMH8 – será utilizado o dinheiro do Caixa Livre do Casd para essa finalidade.
Foi proposta uma ideia de projeto para ser desenvolvido pelos alunos da T24 na matéria de MTP-03: a construção de uma máquina de fichas.
A ideia surgiu, porque a lavanderia vem, por vezes, sendo utilizada sem pagar – alunos alegam que esquecem de levar o dinheiro quando vão usar a lavanderia e acabam esquecendo de pagar depois.
Assim, uma máquina de fichas, que o aluno insere o dinheiro e recebe fichas em troca, seria capaz de evitar esse problema.
Foram criados devido a uma necessidade de se passar informações de caráter mais urgente – como avisos – à comunidade de forma mais eficiente. Além disso, seria uma forma de centralizar as informações em um só local.
A fim de haver um melhor contato do Casd com a comunidade e de dissociar a vida profissional da pessoal da funcionária executiva do financeiro, surgiu a ideia de comprarmos um aparelho celular, assim como o da funcionária executiva da Zeladoria.