As iniciativas
No H8, os alunos se dedicam a atividades extracurriculares, organizados em grupos chamados de “iniciativas”. Elas vão desde gerenciar um cursinho preparatório para vestibulares até a construção de aeromodelos para participar em competições.
Confira o que cada uma delas faz!
Casd Comunidade
É o conjunto de iniciativas que trabalham diretamente em prol do bem estar do morador do H8, atuando diariamente na resolução de problemas internos, na melhoria de áreas comuns e na busca do entretenimento e da conscientização da comunidade. Seguem, a seguir, todas as iniciativas que compõe o Casd Comunidade.
A AAAITA, na condição de iniciativa mais antiga do H8, como uma tradicional Atlética, preza pela qualidade de vida do iteano, seja por meio da prática de atividades físicas, seja pelos eventos de integração que organizamos com outras faculdades, o que nos permite conhecer mais pessoas e, assim, expandir o ciclo social!
No âmbito esportivo, ao longo do ano, são disponibilizados técnicos especializados para treinar nossas equipes e capacitá-las para as competições das quais participamos. Além disso, temos as competições internas: copa gunther, copa Fiorio-Yoshi H8 e, é claro, a nossa gloriosa Olimpíada Interna, que traz iteanos de turmas mais antigas para confraternizar conosco. Nos últimos anos, contamos com participações no JUV, no InterBixos, e na competição direta com o IME, o torneio da Asa Dentada! A Atlética, ao longo do ano, proporciona vários eventos responsáveis por integrar o iteano a um ambiente externo ao H8.
Para a tão desejada integração com outras faculdades, possuímos também festas tradicionais em São José dos Campos e região, dentre as quais podemos citar o InterBixos, a Cervejada dos Bixos e a Anarquia. A relação com as outras faculdades nunca foi tão boa, e trabalhar em equipe com eles é uma excelente forma de interagir!
Enquanto o membro promove tudo isso trabalhando pela atlética, ele também desenvolve diversas competências, trabalhando em equipe e fazendo parte da tomada de decisões do grupo, negociando com nossos contratados, associados e patrocinadores, interagindo com membros de várias outras atléticas, a fim de moldar nossos eventos em conjunto, e conhecendo dezenas de pessoas durante nossas divulgações externas. Todas essas atividades se organizam dentro dos nossos departamentos de Esportes, Eventos, Marketing, Financeiro, Comercial e Vendas e Gestão.
E nunca se esqueça: tenha ORGULHO DE SER ITEANO!
Instragram AAAITA: https://www.instagram.com/urubuzaoita/
Instagram Maromba: https://www.instagram.com/maromba_ita/
Muitos alunos podem ter vindo de lugares um tanto conservadores ou, pelo menos, com pouca diversidade, mas no ITA eles têm a oportunidade de celebrar a diversidade sexual por meio da AGITA – Associação LGBT do ITA. Viver em comunidade exige harmonia e respeito entre pessoas diferentes, e esse é o nosso objetivo fundamental.
Queremos garantir aos LGBTs um lugar acolhedor, para que ninguém se sinta desconfortável e com necessidade de esconder sua identidade em sua própria casa. Nossas atividades são variadas, sempre focadas na temática de diversidade sexual: promovemos sessões de cinema, campanhas a respeito de saúde e ativismo e atividades de integração como a Gaymada. Nossos dois maiores eventos são as nossas festas babadeiras e a AGITA’s Drag Race, nossa maravilhosa competição de drag queens. Mesmo aqueles que não forem LGBT são bem-vindos em nossas atividades, garantimos que é sempre algo divertido. Buscamos também contato com empresas LGBT friendly para garantir aos iteanos LGBTs boas oportunidades de estágio em ambientes acolhedores.
No entanto, acima de qualquer atividade mencionada, a AGITA é um grupo de pessoas preocupadas em apoiar os outros LGBTs em uma comunidade muitas vezes hostil. Assim, estamos sempre à disposição para oferecer ajuda e apoio aos que precisarem. A nossa obrigação é garantir que o local em que vivemos e passamos pelo menos 5 anos de nossas vidas seja um lar para todas e todos!
Nossa missão é conectar o aluno do ITA às empresas e capacitá-lo para o mercado de trabalho, ajudando-o a mostrar todo o seu potencial. Para cumprir esse propósito, promovemos atividades focadas no desenvolvimento dos alunos, buscando transmitir conhecimentos a respeito de carreiras, de mercado e de autoconhecimento, e realizamos ações com a finalidade de capacitar os iteanos para serem aprovados em processos seletivos.
Negociamos diariamente com várias empresas, tais como Facebook, Google, Microsoft, Embraer, GE, Itaú, Credit Suisse, Quero Educação, AmBev, McKinsey, entre muitas outras. Em síntese, somos uma iniciativa fundamentalmente de empreendedorismo independente! Atendemos as empresas e a nossa comunidade, estruturando programas de estágios, divulgando vagas e organizando diversos eventos ao longo do ano — sendo esses palestras, hackathons, competições de cases, treinamentos, visitas e também a Feira de Carreiras do ITA. Diversas empresas, por exemplo, têm interesse em firmar programas de estágio com iteanos, no entanto, não sabem como os adequar às particularidades de cada curso do ITA. Ajudá-las nesse processo também é uma de nossas tarefas. Nós realizamos um trabalho de análise juntamente com elas a fim de concretizar o programa. Isso, porque buscamos sempre aumentar o número de programas de estágios disponíveis para os iteanos, vários deles abertos inclusive para alunos do 1º ano — estágios de férias.
Nossa palavra favorita é “executar”, e tudo que fazemos deve ter sentido e ser feito de modo sincero e transparente, a fim de impactar positivamente a comunidade e garantir que a CEE não pare de crescer! Aqui, os alunos aprendem a gerir, administrar, negociar, vender, divulgar e se responsabilizar por grandes negócios com empresas maiores ainda. Em suma, nosso objetivo é elevar a comunidade iteana a um patamar mais alto, potencializando ainda mais esse grupo incrível de pessoas!
O ITA é, em si mesmo, uma faculdade que requer atenção e carinho. Pelas demandas que existem aqui dentro, é extremamente necessário ao aluno que, para que mantenha sua cabeça no lugar, faça coisas pelo prazer e pelo gosto. Nesse contexto, entra o Departamento Cultural. O nosso objetivo é, em essência, criar e manter um ambiente acolhedor para os alunos do ITA, de forma geral, e potencializar algumas características que são presentes na maioria dos iteanos: dotes artísticos, musicais, teatrais… culturais!
O que fazemos?
O DepCult, uma das iniciativas mais tradicionais e antigas do H8, primeiramente, serve o iteano. Nós mantemos diversas salas do H8: o cineclube, a sala de música, a sala de jogos, por exemplo. Além disso, mantemos e realizamos alguns eventos no próprio H8 e produzimos produtos relacionados a eles. O mais famoso e movimentado desses eventos é o Encontro Musical. Com duas realizações por ano, os encontrinhos, como também são conhecidos, trazem a estrutura de palco e iluminação para que os próprios alunos consigam montar bandas e tocar, ou pôr em prática os talentos de DJ’s ou até mesmo de dança. Além desse evento, o DepCult realiza outros, como concursos de fotografia e arte digital, ou torneio de FIFA, Sinuca, Totó (pebolim) e a Taça H8. Temos também a produção de camisetas, canecas, palhetas, tudo com a temática do Departamento, para a venda e divulgação do nosso trabalho.
Como atuamos?
Estamos estruturados em quatro departamentos. O departamento de Patrimônio cuida das salas do H8. O Departamento de Projetos e Eventos realiza os eventos no H8. O Departamento de Imagem e divulgação é o responsável pelos meios de divulgar nosso trabalho e de criação de produtos. O Departamento Financeiro é o responsável pelo controle financeiro do DepCult.
Nossa iniciativa procura pessoas interessadas em aprender assuntos relacionados a redes de computadores, desenvolvimento web, servidores Linux, segurança de redes, etc. Juntos, fazemos todo o necessário para que o alojamento dos alunos do ITA tenha um serviço completo de rede, que consiste desde fazer cabos até desenvolver serviços a serem disponibilizados nos nossos servidores.
Na proposta de ir além de apenas cursar o ITA, incentivamos o aprendizado na prática, fazendo algo importante para a comunidade do H8. Assim, a Rede_ é uma iniciativa que, além de ajudar a comunidade disponibilizando um serviço de internet de qualidade, promove o aprendizado sobre computadores, funcionamento da internet e tecnologia em geral.
Casd Representatividade
É o conjunto de iniciativas técnicas ou sociais que representam o ITA de alguma forma fora do H8, participando de competições nacionais e internacionais, apresentações e projetos sociais. Seguem, a seguir, todas as iniciativas que compõe o Casd Representatividade.
O Aerodesign ITA é uma iniciativa que busca desenvolver em seus membros capacidades essenciais para o mercado de trabalho enquanto competem em um desafio de engenharia e fazem grandes amizades no caminho. Nosso objetivo, além de projetar, construir e voar aeronaves, é fazer com que a equipe cresça pessoal e profissionalmente durante o ano e se apaixone pela aeronáutica.
Todos os anos participamos da SAE Brasil Aerodesign, em que universidades de todo o país (e de fora dele também) se reúnem para mostrar projetos inovadores e confraternizar com outras equipes, uma troca de experiências única e muito rica. Além disso, o time campeão de cada categoria participa da competição internacional, nos Estados Unidos.
A atuação dentro da equipe se dá de várias formas, como aerodinâmica, estruturas, eletrônica, desenho, controle, desempenho e outros âmbitos da engenharia, além de como integrar tudo isso em um projeto. Pode-se também participar do aerodesign em áreas administrativas como marketing e financeiro, colocando em prática funções essenciais para uma empresa. Sete vezes campeão nacional, esse ano contamos com duas equipes participando do Aerodesign ITA, Bismarck, participando na categoria micro, e Leviatã, participando na categoria advanced.
A participação numa equipe fornece, além de tudo, experiência em atividades que variam do desenvolvimento de software para computação científica à manufatura. Sendo inicialmente designado a uma área do projeto, o novo membro será guiado por pessoas experientes a realizar na prática atividades que complementam o que é visto na sala de aula.
Site: https://aerodesignita.wordpress.com/
Instagram: https://www.instagram.com/ita_aerodesign/
Em 2013, a Carniceria nasceu, já com a voz rouca e com o samba no pé nas arquibancadas de jogos, para animar a torcida e motivar os atletas. O tempo passou, e a vontade de trazer uma cultura de integração para dentro do ITA só aumentou. Apesar de ser uma bateria relativamente nova, já carrega em sua história apresentações em inúmeros eventos (Interbatuc – maior evento de baterias do país -, torneio da B.U.VA – Baterias Universitárias do Vale, Desafio de Baterias do TSA – Torneio da Asa, além de cervejadas e festas universitárias).
Em 2018, nosso grupo de bateria universitária foi atrás de desafios nunca antes explorados – juntou voz, instrumentos de corda, percussão da bateria, criatividade, setlists do samba ao rock – e fundou então a Bateria Show, novo estilo de apresentações que atualmente é o nosso foco.
Mesmo com toda essa trajetória, do que a gente se orgulha mesmo é o ambiente de amizade e descontração dentro e fora dos ensaios, seja com os membros da Carniceria seja em momentos de integração com outras baterias do país. Assim, todos os alunos são bem-vindos, desde os que já tocam algum instrumento ou tem dotes vocais, até mesmo os que não têm ritmo nem para cantar um “Parabéns pra você”.
Instagram: https://www.instagram.com/itacarniceria/
O Curso Alberto Santos Dumont é uma ONG fundada e gerida por alunos do ITA desde 1997. Desde então, já impactamos a vida de mais de 3000 famílias da cidade de São José dos Campos e região. Com o enfoque educacional, nossa organização é composta por dois projetos: o CASDinho e o CASDvest.
O Projeto CASDinho é um cursinho voltado para 220 alunos de baixa renda do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, preparando-os não só para colégios que oferecem um Ensino Médio de qualidade, como o Colégio Juarez Wanderley (mantido pela Embraer) ou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), mas também incentivando-os a participarem de Olimpíadas Científicas. Só em 2018, no exame para o Colégio da Embraer – um concurso concorrido por alunos de todo o Vale do Paraíba – tivemos 41 aprovados de 200 vagas!
Em relação aos alunos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio, o Projeto CASDvest tem como meta preparar seus mais de 600 alunos para aprová-los em universidades públicas de qualidade. Assim, jovens com potencial, mas sem condições apropriadas à educação, são transformados pelos nossos cursos, que visam causar um intenso impacto social na região do Vale do Paraíba. Em 2018, contabilizamos 235 aprovações nas diversas faculdades de renome de São Paulo!
Contamos com uma equipe de mais de 50 membros administrativos e 7 funcionários assalariados realizando diversas atividades fundamentais e fazendo nossos departamentos funcionarem: Ensino, Recursos Humanos, Desenvolvimento, Gestão, Marketing, Financeiro e Captação de Recursos. Além de membros do curso, os voluntários também fazem parte de nossa equipe de professores, que atualmente é composta por cerca de 90 professores, entre iteanos ou não, que dão cerca de 800 aulas mensais de domingo a domingo! Muito mais que uma iniciativa do ITA, nós, do Curso Alberto Santos Dumont, nos consideramos uma verdadeira família.
“Todos os dias 700 alunos carentes deixam suas casas e trabalhos munidos de esperança. Nós não temos o direito de fazer mal feito.” – Juliano Pavanelli, ex-diretor de Ensino, T03, atualmente Diretor GLOBAL de Desenvolvimento de Produtos da Whirpool Corporation (https://www.linkedin.com/in/julianops/), atuando nos EUA.
Mais informações no site: http://www.cursosantosdumont.org.br
Nossa missão é aproximar o ITA e os alunos das novas tendências do setor aeronáutico, de modo a viabilizar a criação de um “Laboratório de Inovações Aeronáuticas” no ITA. Para tal, atuamos no campo de Aeronaves Inteligentes (Drones, VANTs, Aeronaves eVTOL etc), Inteligência Artificial, veículos autônomos e muito mais! Atualmente, estamos dispostos em dois grupos técnicos (Time de Drones e Time de Voo Horizontal), além de um departamento de Business.
Sobre o Time de Voo Horizontal:
No time de voo horizontal, trabalhamos com o projeto aeronáutico da aeronave. Aqui, aprendemos sobre a aerodinâmica, propulsão, eletrônica, estrutura e outros aspectos necessários à concepção de uma aeronave eVTOL. Então, trabalhando em equipe, criamos um conceito de eVTOL totalmente novo, pensado pelos membros da iniciativa, que é revisado por professores e profissionais da área ao fim de cada ciclo.
Sobre o Time de Drones:
Responsável pelos drones da iniciativa. Estamos interessados em estudar a dinâmica do voo vertical, para aplicação em eVTOLs, e também nos aspectos computacionais da construção de drones, com foco na automação do voo. Inteligência artificial, visão computacional, controle, são todas áreas de interesse do Time de Drones. No futuro próximo vamos estudar e desenvolver o software para o controle autônomo de um drone construído pela iniciativa e participaremos de competições de drones, como o Desafio de Robótica da Petrobrás, junto à LARC.
Sobre o Departamento de Business:
Nós estabelecemos conexões entre a iniciativa e profissionais de diversas empresas do ramo de eVTOL, como Lilium, Stella Tecnologia e EmbraerX. Também realizamos eventos que incluem mentorias, palestras aos membros da iniciativa, incluindo o eVTOL Meets, um simpósio anual com diversos engenheiros da indústria aeronáutica de ponta.
A Equipe FormulaITA é a iniciativa técnica do H8 que explora a engenharia automobilística de alta velocidade. Nosso trabalho consiste na concepção, construção e validação de um veículo estilo Fórmula para representar o ITA em competições estudantis organizadas pela SAE Brasil, a Sociedade Brasileira dos Engenheiros da Mobilidade.
Nossas atividades envolvem projetos técnicos interdependentes em áreas diversas da engenharia automobilística, tais quais motor (admissão, escapamento e arrefecimento), powertrain (sistema de transmissão), suspensão‐direção (dinâmica do veículo em curvas, irregularidades do terreno, aceleração e frenagem), freios, chassis (estrutura básica do veículo), eletrônica (elétrica básica, injeção eletrônica e telemetria) e aerodinâmica, além de desafios administrativos comuns a múltiplas profissões: gerenciamento, análise de negócio, captação de recursos e marketing. Após o projeto, a construção do protótipo é executada pelos próprios alunos, com o apoio dos Institutos do DCTA e empresas parceiras.
Ao longo de todo o desenvolvimento, exercitamos o conhecimento prático de engenharia, avaliando custo-benefício de manufatura, montagem e manutenção, sempre nos preocupando com a segurança do piloto, função também desempenhada por nós, estudantes de engenharia! A competição é composta por provas práticas e por um projeto, os quais avaliam como a equipe superou os desafios ao longo do desenvolvimento, além de inspeções técnicas, para assegurar a confiabilidade do veículo. As provas práticas avaliam tempo de aceleração e velocidade máxima, comportamento em curva, capacidade de desviar de obstáculos e durabilidade e consumo do veículo. Já as provas de projeto avaliam o conhecimento técnico aplicado na concepção e as decisões tomadas ao longo do projeto, em especial conflito de interesse entre subsistemas e a escolha entre comprar ou fabricar. Por fim, uma prova de negócios desafia os estudantes a venderem seu projeto.
A equipe ITA Baja é uma iniciativa de foco automobilístico que projeta e constrói um veículo off-road para participar de competições organizadas pela SAE Brasil. Durante o projeto, os integrantes (alunos de quaisquer um dos 5 anos da graduação) são divididos em subsistemas e utilizam conhecimentos de eletrônica, propriedades dos materiais, estruturas, dinâmica de máquinas, física e aerodinâmica.
Toda a experiência adquirida, ao se colocar em prática tais hardskills, gera um diferencial enorme no mercado de trabalho. Esses conhecimentos podem ser adquiridos de diversas formas. Tanto por mão na massa, aulas, vontade própria, livros, documentos feitos por ex-bajeiros, quanto por discussões com outros membros da nossa equipe ou da Equipe Fórmula ITA, nossa caçula automobilística que, apesar de ter foco diferente do nosso, troca dicas de estudo e proporciona boas discussões sobre dinâmica veicular. Afinal de contas, o mais importante é a transmissão e a geração de conhecimento.
São absorvidos também conceitos que transcendem o ensino de engenharia, como conhecimentos relacionados a gestão de tempo, de pessoas e de capital, planejamento e realização de testes e produção de material de marketing para empresas patrocinadoras. Afinal, o Baja é como uma empresa gerenciada por nós mesmos. Nossa equipe é relativamente recente no cenário nacional, mas temos um plano de crescimento constante e almejamos conquistar melhores posições gradativamente e com muita dedicação.
Participamos de competições regionais e nosso objetivo é conseguir levar a equipe para a competição mundial (EUA) em breve. Com muita dedicação, esforço, superação de obstáculos, lama, troncos, amor pelo trabalho e outras coisas que o off-road pode oferecer, chegaremos a patamares nunca antes alcançados.
Instagram: https://www.instagram.com/equipeitabaja/
A ITABits é uma equipe de entusiastas da computação voltada ao desenvolvimento de jogos e à participação em competições de programação, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a Maratona Brasileira de Programação, principalmente. Sua missão é motivar o estudo e a prática da computação em um ambiente onde as pessoas possam aprender e produzir juntas, seja no estudo de temas de programação competitiva seja no desenvolvimento de software propriamente dito.
Tudo começou no final de 2008 com o objetivo de participar do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). A partir de então, a ITABits tem sido cenário de vários treinamentos, tantos básicos como avançados, desde o ensino de linguagem de programação e introdução ao desenvolvimento de jogos aos alunos do primeiro ano até a preparação para competições mundiais de programação e processos seletivos de grandes empresas de computação, como Facebook, Google e Microsoft. Procuramos cultivar um ambiente amigável de aprendizagem, promovendo uma cooperação saudável a qualquer ser que vibre com a computação.
Mais informações no site http://www.itabits.com.br/
Em construção.
Uma empresa júnior é uma empresa sem fins lucrativos, mas que realiza projetos reais, sendo todo o seu lucro revertido no desenvolvimento de seus membros, os empresários juniores. Elas já estão presentes nos 27 estados brasileiros, totalizando mais de 800 empresas e gerando resultados que, só nos últimos três anos, movimentaram mais de 50 milhões de reais em mais de 27.000 projetos, gerando alto impacto aos seus clientes e criando jovens empreendedores e comprometidos em mudar o Brasil. O mais interessante é que todas essas empresas juniores estão em uma enorme rede colaborativa, o chamado Movimento Empresa Júnior (MEJ), que consegue alcançar resultados surpreendentes em todo o mundo.
Mas como a ITA Júnior funciona na prática?
Fundada em 1992, realiza projetos nas áreas de Computação e Otimização de Processos. Crescemos bastante nos últimos anos, recebendo o prêmio de empresa júnior de alto crescimento pela Brasil Júnior (confederação brasileira de empresas juniores) e ainda com espaço para crescer cada vez mais. Nós fornecemos treinamentos para todos os nossos membros, de modo a permitir que eles possam ter a experiência de participar de projetos reais e que, de fato, geram alto impacto aos nossos clientes.
Tudo isso pode ser resumido com a nossa missão enquanto empresa júnior: “Desenvolver nossos membros por meio da vivência empresarial, a fim de entregar soluções de excelência em engenharia aos nossos clientes”. Na parte empresarial, aqui, aprende-se na prática a gerenciar uma empresa e tem-se oportunidades de negociar projetos com os mais diversos tipos de clientes. Sem contar que a ITA Júnior dispõe de apoio dos seus parceiros, empresas grandes no mercado, como a Bain&Co, a Ambev, o Itaú, o Alura e a MBA Empresarial, que fornecem treinamentos para a capacitação dos nossos membros.
Mais informações no site https://www.itajunior.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/itajunior.ej/
A ITAndroids é a equipe de robótica do ITA que surgiu em 2005 e trabalha com futebol autônomo de robôs. Nosso time é composto pela união de cinco equipes, as quais costumamos chamar de categorias. Cada categoria da ITAndroids aborda desafios diferentes no que tange o desenvolvimento de robótica. Existem duas categorias de simulação computacional (Soccer 2D e Soccer 3D) e três que envolvem robôs físicos (Very Small Size, Small Size e Humanoid), mas o que todas as categorias têm em comum é a “sede” de gols e a vontade de se aprimorar cada vez mais.
O principal objetivo da ITAndroids como equipe é desenvolver ainda mais o potencial do iteano: ensinamos e desenvolvemos engenharia de verdade por meio da robótica. Conosco, os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos no ITA, assim como poderá aprender novas técnicas, conceitos e habilidades. Desenvolver robôs é um esforço intrinsecamente multidisciplinar e requer a integração de conhecimentos das diversas áreas da engenharia, incluindo Mecânica, Eletrônica e Computação. Dessa maneira, as categorias que compõem a ITAndroids envolvem membros com habilidades complementares, de modo que provêm uma enriquecedora experiência de trabalho e aprendizado em grupo.
Além disso, a complexidade dos projetos com que trabalhamos garante grandes desafios para todos os integrantes da equipe. Acreditamos que a abordagem de desenvolvimento ideal em engenharia envolve um equilíbrio entre teoria e prática, logo, todo o conhecimento teórico em ciências básicas também é de grande valia. Ademais, temos uma estrutura de treinamentos que aborda desde habilidades mais básicas de engenharia, como programação, utilização de softwares como CAD e construção de circuitos eletrônicos simples; até tópicos mais avançados, como Inteligência Artificial, Estruturas Mecânicas e Teoria de Controle.
Finalmente, a ITAndroids estimula uma forte cultura de colaboração, de modo que os membros estão sempre dispostos a se ajudarem e compartilharem conhecimento. Acreditamos que, por causa dessa cultura, apesar de relativamente recente, a ITAndroids se tornou referência nas competições de futebol de robôs da América Latina. Nos últimos anos, ganhamos dezenas de prêmios em competições nacionais e internacionais. Também conquistamos quatro primeiros lugares consecutivos na liga de simulação 2D.
Contudo, temos metas muito mais ambiciosas: sonhamos em nos tornar um laboratório de pesquisa em Robótica de ponta, equiparando-nos com os melhores do mundo. Tendo isso em vista, a ITAndroids possui uma forte integração com o ITA: temos orientação de professores e oferecemos oportunidades para que os alunos desenvolvam o seu próprio trabalho científico relacionado à robótica, seja ele uma Iniciação Científica ou até mesmo uma Pós-graduação. Também temos grandes empresas de Engenharia, como Altium, Intel e Solidworks, nos apoiando e patrocinando nosso trabalho.
Mais informações no site www.itandroids.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/itandroids/
Nós, da ITA Rocket Design, valorizamos o brilho nos olhos e a vontade sincera de tornar grandes sonhos realidade! Nossa missão é desenvolver tecnologia aeroespacial e incentivar, inspirar e motivar os estudantes de engenharia a se tornarem profissionais de qualidade preparados para o mercado de trabalho e com experiência em competições nacionais e internacionais. Somos uma equipe que cresceu e se fortaleceu ao longo dos anos, por meio do trabalho duro e da crença de que podemos ser cada vez melhores, realizamos sonhos juntos e conquistamos cada vez mais reconhecimento por isso. A iniciativa dedica-se à participação em competições nacionais e internacionais de foguetes, que compreendem desde o projeto técnico do foguete até o próprio lançamento. Delas, destacam-se a IREC/SAC, a LASC, a COBRUF e o FMC.
IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition)/ SAC (Spaceport America Cup):
Criada no ano de 2006 pela ESRA (Experimental Sounding Rocket Association), a IREC é uma competição anual que ocorre nos EUA e tem como objetivo promover a disputa entre os foguetes de universidades de todo o planeta. Em 2017, a competição passou a ser realizada no Spaceport America, um complexo de lançamentos no estado do Novo México, sendo essa a primeira Spaceport America Cup. A ITA Rocket Design foi a pioneira latino-americana na competição e conquistou, inclusive, o Segundo Lugar Geral mundial no ano de 2015, além de outros resultados expressivos nos demais anos de participação. Além da competição principal, há a competição de melhor artigo científico com temática de avanços técnicos na produção de cada foguete, na qual a equipe é a única do hemisfério sul a ser selecionada para participar.
COBRUF (Competição Brasileira Universitária de Foguetes):
O Projeto da COBRUF é uma iniciativa independente de estudantes de graduação, iniciado em março de 2012, que cria, ajuda e promove grupos técnico-estudantis aeroespaciais para desenvolverem conceitos de exploração espacial e de veículos aeroespaciais nas universidades brasileiras. Em 2015, na edição beta da competição, seguindo os moldes da IREC/SAC, a equipe foi protagonista para a realização do evento, auxiliando a comunicação entre os idealizadores da COBRUF e o comando do CLBI – Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, local da 28° competição até os dias atuais -, além de ser campeã geral da competição naquele ano. Já no ano de 2017, a ITA Rocket Design recebeu vários prêmios e Menções Honrosas na competição, com destaque para o prêmio de 1º Lugar na categoria “Projeto Aeroespacial”.
LASC (Latin American Space Challenge):
consiste em uma série de três dias de eventos nos quais ocorre a maior competição experimental de engenharia de foguetes da América Latina. A sua primeira edição ocorreu em agosto de 2019, em Tatuí, São Paulo, abrangendo mais de 350 participantes provindos de 5 diferentes nacionalidades e divididos em 25 equipes distintas. Além disso, em sua primeira edição, contou com alcance de mais de 500.000 visualizações. Em 2019, a equipe se destacou ficando entre os 10 primeiros colocados. Na edição de 2020, competiu na categoria “3k Apogeu, motor sólido” com outras cinco equipes e conquistou a primeira colocação.
Festival Brasileiro de Minifoguetes:
Também conhecido como Festival de Minifoguetes de Curitiba (FMC), é uma competição nacional com enfoque no lançamento de minifoguetes, com categorias de apogeu exato variando de 50 a 1000 metros. Conta com a participação de dezenas de equipes de todo o país. A ITA Rocket Design ministrou palestra na competição em 2016 e ganhou o prêmio Von Braun, dado a pessoas ou instituições que se destacam no fomento da indústria aeroespacial no Brasil, e participou dos lançamentos em 2017.
A Rocket, como iniciativa, se organiza com base em um regulamento interno, de forma que os trabalhos possam ser realizados de forma eficiente e proveitosa por todos os membros. Desse modo, é estruturada nos cargos de presidente, vice-presidente, diretor financeiro, diretor P & D (Pesquisa & Desenvolvimento), além dos subgrupos de IREC, Cobruf e FMC. Os subsistemas, setores nos quais se organizam os membros que desejam atuar diretamente com os foguetes, são divididos em Aerodinâmica, Eletrônica, Estruturas, Integração, Mecânica de Voo, Propulsão e Recuperação.
Vale ressaltar que a divisão P & D é a responsável por possibilitar que pessoas com interesses diversos, isto é, não apenas os interessados em projetar foguetes para competições, possam participar da iniciativa, desenvolvendo projetos paralelos que possam contribuir com a equipe. Exemplos disso são os trabalhos de graduação com temáticas influenciadas pela equipe, além de iniciações científicas e publicações de artigos em grandes congressos aeroespaciais no cenário mundial. Também fica a cargo dessa divisão o envolvimento da equipe em eventos diversos, como workshops – onde apresentamos nosso trabalho a nomes da indústria e da academia e a outras equipes – e congressos – onde vale destacar a oportunidade de encontrar e dialogar com diretores de programas espaciais nacionais e internacionais.
Instagram: https://www.instagram.com/itarocket/
Você já percebeu o tanto que o corpo humano é complexo e a grande quantidade de informação que se é possível de obter através dele?
A ROBIO surgiu em 2019 como fruto de um projeto entre amigos para criar uma prótese bio controlada.
Esse está sendo o primeiro passo estabelecido para o aprendizado em adquirir, tratar e processar sinais elétricos emitidos pelos impulsos nervosos e tem a finalidade de nos ajudar a descobrir se esse tipo de processamento de sinais também seria possível com os impulsos gerados no cérebro.
O grupo se propõe em ser uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento no H8 e conta com o apoio do Laboratório de Bioengenharia do ITA e seus parceiros.
Instagram: https://www.instagram.com/robio.eng/
Outras iniciativas
A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) é uma organização missionária evangélica que existe para compartilhar o evangelho de Jesus Cristo nas escolas e universidades brasileiras, através da iniciativa dos próprios estudantes, por meio de eventos e de vários encontros durante o ano.
Nossas reuniões acontecem uma vez por semana, às 21:00 das quintas-feiras na sala do DepCult, e possuem uma hora de duração. Nesses encontros, costumamos estudar um dos evangelhos da Bíblia para aprender e conhecer mais sobre a vida e os ensinamentos de Jesus enquanto Ele estava aqui na Terra. Os estudos se dão em forma de uma roda de conversa, fazemos perguntas e buscamos as respostas juntos.
Nós também nos reunimos mensal ou bimestralmente com os núcleos das outras universidades e participamos de vários eventos e confraternizações regionais, nos quais várias cidades participam com os seus núcleos ABU. Por exemplo, o ITA é um núcleo de São José dos Campos. Outros núcleos ativos são os da Unifesp, Fatec, Unip, etc.
Venha participar de nossas reuniões, não importa de qual religião você seja, nosso intuito é estudar a Bíblia e, assim, aprender com o livro mais lido da história. Quer saber o que Jesus fez e por que ele deixou um legado tão grande? Aparece lá!
Mais informações no site: http://www.abub.org.br
Instagram: https://www.instagram.com/abusjc/
A Associação Católica Iteana Carlo Acutis (ACICA) é um projeto criado em 2020 por
católicos de diferentes turmas e tem por principais objetivos estabelecer e unificar a
comunidade de católicos dentro do H8 e auxiliar o progresso na vida espiritual de cada um de seus membros.
Para cumprir com esses objetivos, a Associação se divide em quatro diretorias, cada uma responsável por trabalhar em algum aspecto da vida espiritual e por contribuir com materiais e/ou hábitos que solidifiquem a presença da ACICA no H8. Essas diretorias são:
- Clube do Livro: adquire livros direcionados à vida espiritual, montando uma
biblioteca própria da Associação e incentivando o hábito da leitura espiritual; - Eventos: promove eventos para que os católicos possam ter uma confraternização
interna e para que o restante da comunidade de alunos possa contribuir com as
atividades do projeto; - Formação: fornece cursos, palestras e materiais que aprofundem no conhecimento
da Doutrina Católica; - Grupo de Oração: reúne todos os membros para um momento de oração conjunta e
traz temas e materiais para meditação e aprofundamento da oração pessoal.
Apesar de ser um projeto confessional, a ACICA procura sempre propiciar um ambiente acolhedor e pacífico, para que qualquer um que se interesse pelo trabalho seja capaz de contribuir e aprender mais sobre o Catolicismo.
Em construção.
A cada dia que passa surgem mais notícias relacionadas a área de segurança da informação, ou cybersecurity. Seja vazamento de dados do Facebook, o ransomware WannaCry, vulnerabilidade Meltdown e outros vários exemplos. O conhecimento necessário para se proteger dessas ameaças têm se tornado valioso, com inclusive o surgimento de muitas oportunidades de emprego nesse ramo.
A ITA_Sec é uma iniciativa que busca fomentar o conhecimento de cybersecurity na comunidade iteana. Além de promover treinamentos em nossas reuniões, participamos de eventos de cybersecurity e disputamos em competições hacker conhecidas como Capture The Flag (CTF).
Apesar de sermos uma iniciativa recente, já tivemos resultados bastante expressivos. Em 2018, alcançamos o 3º lugar do Brasil no CTFtime – site que ranqueia os times com base em seu desempenho nos principais CTFs do mundo. Em 2019, fomos os campeões do Mandabyte – competição de hacking entre os militares das forças armadas.
Entre os eventos que participamos estão alguns dos maiores eventos de hacking e segurança da américa latina, como a Hacker 2 Hacker Conference e a Roadsec. São excelentes oportunidades para conhecer a comunidade de cybersecurity e se atualizar com as mais recentes vulnerabilidades e exploits.
Se você já se perguntou como REALMENTE são realizados ataques e invasões virtuais, e busca saber qual é a melhor forma de se defender, a ITA_Sec é a iniciativa certa para você. Nós acreditamos que a melhor forma de se defender é saber como os ataques são feitos.
Em construção.
Por que as iniciativas se dividem nesses grupos?
No H8, funciona um sistema de postulação de vagas baseado nos pontos de moradia que cada aluno adquire durante a graduação. Essa postulação é a troca de apartamentos e de vagas entre os alunos que ocorre todo ano, quando uma das turmas (a que se formou) desocupa suas vagas e a nova turma (a de bixos!) chega ao H8.
Como alguns blocos possuem apartamentos mais conservados que outros, existe uma certa competição entre os alunos para morar nas melhores vagas. O que caracteriza essa competição é o sistema de pontos de moradia, organizado pelo Casd. No momento da postulação, quem tem mais pontos tem maior prioridade na fila da escolha de sua vaga.
Mas como acumular pontos?
Cada aluno, durante a graduação, a depender de quais iniciativas ele participa e se ele foi ou não representante de turma, acumula pontos.
Por isso, dividem-se as iniciativas em grupos, de modo que a pontuação de cada grupo seja diferente de acordo com sua atuação. Como as iniciativas do Casd Comunidade existem em prol do bem-estar dos alunos e trabalham diretamente para a comunidade, seus participantes ganham mais pontos do que os das iniciativas do Casd Representatividade. Algumas iniciativas não se encaixam em nenhum dos casos, portanto não recebem nenhum ponto de moradia.
Grupos e pontuação por semestre
Casd Comunidade
Casd Representatividade
Representante de turma: entre 0,5 e 1,0, segundo decisão da presidência do Departamento Acadêmico, que deve analisar o trabalho desenvolvido pelo representante naquele semestre.
Por morar no H8: todos os alunos que moram no H8 acumulam 1,0 por semestre.