Reuniões de Diretoria
Toda segunda-feira ocorre uma Reunião de Diretoria, em que os diretores do Casd reúnem-se para discutir as pautas mais recentes propostas. Qualquer aluno do ITA tem acesso para assistir a essas reuniões, mas, com o objetivo de facilitar o acesso aos assuntos tratados e suas conclusões finais, as pautas das últimas reuniões estão expressas abaixo.
Caso tenha alguma dúvida acerca de qualquer decisão tomada nas reuniões de diretoria, envie sua pergunta nesta ouvidoria:
Acesse aqui as pautas das reuniões realizadas em 2021:
06/09/2022
Na quinta-feira (01/09), foi realizada a 4° reunião do RevisITA, na qual focaram nos seguintes assuntos: TG (Trabalho de Graduação), apresentado pelo 1° TenEng Dantas, e ACP (Atividade Complementar), apresentado pelo Marcos Máximo (Manga). As propostas apresentadas foram bem interessantes e a reunião foi, de modo geral, bem tranquila.
O Sábado das Origens vai acontecer no H8 no dia 22 de outubro. Para atualização, o evento seria limitado para 50 alunos (número que aumentaria com o tempo) e o preço para os alunos ficou em torno de R$ 99,00, porém a captação está atuando junto com empresas para conseguir financiamento, de modo a baixar o preço dos ingressos para os alunos (Como a AMBEV fez em 2019).
Foi enviado no grupo do Casd uma mensagem para que os membros votassem o dia que iria ocorrer, e ficou definido que será na quarta-feira (07/09), às 17h.
A ideia é fazer cartazes para Fund e para o H8, além de colocar alguns balões. Além disso, haverá uma roda de conversa com a dr. Juliana, e distribuição dos chocolates, tal qual foi feito no ano passado.
No prédio do Fund, há alguns espaços que foram feitos para os alunos utilizarem, como o espaço de leitura no 2° andar, entretanto muitos não sabem que eles existem. Assim, a CARE fará uma “inauguração” desses espaços, com comida e café, na quinta-feira da sexta semana, com o objetivo de animar os alunos.
Dado que a CARE pensa não só na saúde mental, mas também na saúde física dos alunos, foram comprados um medidor de pressão e termômetros para a sala da CARE, para que os alunos possam usufruir quando precisarem.
Durante as reuniões realizadas com a Aero e a Rocket sobre gestão, surgiu a ideia de compartilhar os modelos das ferramentas, como pautas, calendários e planilhas, e dos documentos que o Casd utiliza com outras iniciativas. Assim, a Gestão reuniu todos os macacos em um drive de templates, o qual será compartilhado com a comunidade.
O DA pretende tocar esse projeto esse ano e fez uma atualização do andamento dele na reunião. Primeiramente, foram realizadas as conversas da CAP (Comissão de Aproximação dos Professores) com os docentes e os problemas levantados estão sendo compilados para, posteriormente, fazer uma pesquisa com a comunidade. Com todas essas informações, planeja-se fazer rodas de debate internas e levar todos os pontos abordados para serem discutidos com as autoridades.
Foi falado o andamento geral do evento: os orçamentos estão prontos, com exceção dos prêmios, que será conversado com quem vai fazer na sexta, e a data do evento precisará ser mudada do dia 17/10 para o dia 24/10 por causa do vestibular do ITA.
Na reunião, foi relembrado que a AG será no dia 08/09, que precisam ser feitas as pautas da assembleia e foi apresentado os cargos designados para cada diretor.
O Casd possui um projetor que utiliza nas reuniões e em eventos. Ele também pode ser usado pela comunidade, precisando apenas registrar numa folha de papel o nome e contato de quem pegou, para se ter um controle. Além do papel, o Centro Acadêmico utiliza uma planilha de reserva para que as diretorias possam saber quando o projetor está sendo usado. Entretanto, por falta de algumas regras definidas, algumas pessoas levaram o projeto para fora do H8 ou ainda esqueceram de devolver logo, atrapalhando o uso de outra diretoria. Para evitar essas situações, foi feito um brainstorm para definir algumas regras claras para o uso do projetor e o preenchimento da planilha de reserva:
- Será colocado um QRcode com o link da planilha no armário onde fica o papel para assinar, para que todos tenham acesso e para que não peguem o projetor no horário de alguma diretoria;
- Respeitar a reserva feita na planilha;
- Se atentar em relação aos horários de devolução para não atrapalhar o fluxo de uso;
- Não levar para fora do H8;
- As diretorias do Casd devem deixar seus horários fixados na planilha, para que outras diretorias ou iniciativas peguem os horários que sobrarem.
Na visita dos professores, a fala de um deles chamou a atenção do Colgate, atual presidente: “os alunos chegam no ITA e viram disciplinados do nada?”. Assim, notou-se que o Casd não tem atuado tanto nessa esfera e, por isso, foi realizado um brainstorm para pensar em ideias do que o Casd pode fazer para incentivar a falar / pensar / valorizar a DC, seja no âmbito da própria comunidade ou externo. Algumas ideias que surgiram foram: mostrar certas coisas que funcionam no H8 baseado na DC e outras coisas que deixaram de funcionar devido à falta dela, pesquisas sobre a visão da comunidade sobre isso, visita (tipo a dos professores) focada nesse ponto, etc.
30/08/2022
- Atualização do arquivo de diretoria até sexta-feira *dessa semana, vulgo dia 02/09*!
- Estruturação dos cases de vocês, que o prazo é até dia 16/09: Vai ser no msm modelo do ano passado, em relação a tempo de duração.
Todos os links estão na planilha de Planejamento da Postulação, na descrição do grupo da diretoria!
A primeira pauta da Zeladoria discutida durante a reunião foi consoante às prestações de contas referentes aos meses de julho e agosto, onde se mostrou que o recente aumento no número de máquinas está sendo financeiramente viável. Visto que as entradas em meses nos quais o H8 está em atividade superam os déficits dos meses nos quais ele não está.
O Financeiro deu atualizações sobre o estado do Fundo de Manutenção do H8, analisando as entradas e saídas do mês, dando o saldo total do fundo, além de mostrar como o aumento da mensalidade do H8 de R$ 90,00 para R$ 120,00 foi positiva para que as melhorias no H8 continuem sendo feitas.
A visita acontecerá no dia 05/09 (segunda-feira) às 13h30. A presidência e as diretorias conduzirão a visita, mostrando ao Diretor as diversas salas de iniciativas. Para isso, algumas coisas necessitarão ser feitas:
- Limpeza dos corredores e das áreas comuns, como os halls, o redário, além do destaque ao feijão. Nesse contexto, serão tomadas algumas medidas preventivas, como retirada dos tapetes dos Halls visto o intenso fluxo de pessoas durante o período de OI, além de se atentar à possibilidade de haver colchões e bicicletas pelos corredores (reorganizá-las).
- Comunicar-se com algumas iniciativas, como a Atlética, a Aerodesign, a ITARocket Design e a ITAndroids para que eles organizem suas respectivas salas para serem visitadas. Com isso, separar os momentos de exposição delas, atentando-se ao fato de que a ITARocket, muito provavelmente fará sua exposição em sala que não seja a sua própria.
- Comunicar-se com as funcionárias e apresentá-las.
- Separar apartamentos para visita e avisar os moradores com antecedência.
- Visita à Salinha da CARE, com direito à assinatura de um Post-IT, e à Lojinha da Atlética, para assim reforçar ainda mais os valores de DC.
- Atentar-se às regras de vestimentas durante a visita.
- Mostrar os arquivos históricos que a Sala do Casd dispõe, reforçando, assim, apreço à história do Instituto, do H8 e das tradições que permeiam a comunidade nesses 72 anos.
OBS: Tirar as fotos do quadro de memorias que zoam com o DressCode/Tirar o livro que fala mal do ITA e entregar o livro do Ozires pra ele.
A NPA desse ano ainda não foi publicada, tal tópico foi discutido em reunião entre a Presidência do Casd e a Vice-Reitoria do ITA. Não houveram grandes alterações em relação ao que a comunidade está habituada, alguns desses tópicos foram:
- Prazo para desocupação do H8: Foram analisadas as situações daqueles que estão formando, que foram trancados e que foram desligados.
- Regulamentação de festas com a DAE, algo que já existia.
- Regulamentação para Candidatos em cada início de ano: Mesmas cláusulas de quem é morador efetivado.
Recebemos mais uma reclamação sobre essa questão. Precisamos passar um aviso para as turmas 25 e 26. Pontos de atuação:
- Fazer comunicado para comunidade
- Jhonny solicitou ao Cel George mais bicicletários
- Integrantes do Casd se atentarem à tal problema durante seu período nos arredores do CEI
A presidência planejou uma reunião com os membros que estão pensando ou querem postular para diretoria do ano de 2023. A reunião deverá ocorrer dia 06/09 ou 07/09 à noite. A data definitiva será enviada ainda nesta semana.
A TV Aparecida quer fazer uma entrevista para falar da rotina dos alunos nas universidades. A escolhida da vez foi o ITA, então a Comunicação Social convidou o Presidente do Casd para dar essa entrevista dia 01/09 (quinta-feira) às 9h no H8, visto que a TV quer conhecer e filmar o H8). Além disso, a direção da Seção de Vestibular, o Cel Porto, irá participar e explicará a questão de como ingressar na faculdade (vestibular).
Foi feita uma prestação de contas da diretoria de Projetos para explicar como e onde foram feitos os gastos do Caixa Livre destinado a ela.
- Pautas da AG: Foram decididas as pautas pertinentes a serem levadas à comunidade no dia 08/09.
- Responsáveis pela AG: Diretores foram designados para cuidar dos materiais e organizar todos os pormenores a fim de que a AG seja realizada.
23/08/2022
Foram dadas atualizações sobre o evento, em que 220 ingressos foram vendidos até então e a organização percebeu que o número de bebidas compradas não seria o suficiente, decidindo comprar mais. Além disso, foi reforçado o preenchimento do formulário de inscrição para ajudar no evento, com o intuito de fazer um maior revezamento entre as pessoas em serviço.
Muitas coisas foram alinhadas na reunião e a AEITA pareceu extremamente favorável à ideia do Morador Virtual e em fazer uma parceria para o Sábado das Origens. Também foi agendado para amanhã o recebimento da chave pix da Conta Fada para dar prosseguimento à campanha de captação com as Amitas para resolver o problema do mofo.
Foi pedido aos diretores que atualizassem o Arquivo de Diretoria até o final do mês e que conferissem a planilha de planejamento da postulação para acompanharem o processo.
Com a finalidade de incentivar os membros a postularem para o cargo de diretor e os diretores, para a presidência, algumas pessoas que assumiram esses cargos nos anos anteriores foram convidados a bostejar um pouco sobre como foi a experiência para elas. Os bostejos devem acontecer até o dia 16 de Setembro, que é quando abre as inscrições para postulação.
Ocorrerá na sexta-feira (dia 26) antes da festa junina, logo após o almoço. Planeja-se fazer no InovaLab com um Coffee Break.
Planeja-se realizar uma roda de conversa para falar sobre o tema, ambientalizar os espaços do prédio do Fundamental e também o H8 com cartazes e coisas do gênero.
O evento já está encaminhado para acontecer, faltam acertar os pedidos e gerar os boletos para a AEITA.
Notou-se a necessidade de ter um jeito mais eficiente de se comunicar com empresas que queiram investir no H8. Por isso, foi pensado em fazer um portfólio dos projetos para enviar às empresas. O documento foi levado em reunião para que os diretores pudessem avaliar o conteúdo e ficou definido que só precisaria mudar o layout e, com isso, a diretoria de Projetos marcou uma reunião com o DID para pensar em um layout com a marca do Casd.
Realizou-se um brainstorm para pensar em tópicos indispensáveis que precisam ser colocados em contratos com empresas que farão alguma reforma nas salas de iniciativa do H8 e vão expor a sua marca no alojamento.
Foi reportado um baixo engajamento na votação do Prêmio Weis, a qual foi relembrada novamente no grupo de avisos do Casd e pelos representantes. Assim, foi feito um brainstorm com o objetivo de encontrar outros meios para divulgar / aumentar o engajamento na votação.
No primeiro semestre, foi realizado um feedback 360° para que os diretores pudessem tecer críticas construtivas aos demais. Contudo, sentiu-se que nesse segundo semestre, as diretorias estão em um momento mais reflexivo. Dessa forma, foi lançada a proposta de mudar a abordagem do feedback para que cada diretor fizesse uma autorreflexão. Foi decidido que o feedback contaria com um mediador para que não fugisse muito do objetivo do feedback, tendo um momento posterior para caso os diretores sentissem de fazer alguma crítica a outro.
Algumas pessoas da comunidade e do Casd estavam contatando os funcionários fora do horário de expediente ou ainda pedindo para fazer coisas sem fazer OS. Assim, foi decidido que será mandado um aviso para a comunidade para respeitarem os horários de expediente, além dos contatos oficiais do financeiro e da zeladoria, e que membros e diretores do Casd devem falar com a Ivonete antes de contatar diretamente os funcionários.
Há alguns anos atrás, já se pensava que mudar o dia do vencimento do boleto para o início do mês fazia sentido e, assim, foi feito um forms para saber a opinião da comunidade. Entretanto, apesar do resultado ser favorável à decisão, a quantidade de respostas recebidas não representava a maioria da comunidade. Dessa forma, pensando em dar continuidade à mudança do dia esse ano, foi levado em reunião o questionamento se ela será perguntado para a comunidade por Forms ou diretamente na AG, sendo esse último a decisão.
16/08/2022
Após as entrevistas do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) com membros e diretores do Casd, notou-se que um dos principais problemas de todos era a gestão de tempo. Com as diversas atividades demandadas pelo ITA + iniciativas + coisas extras, muitos sentem dificuldade de encontrar tempo para fazer suas atividades. O Notion é uma plataforma que ajuda na organização pessoal, o que contribui para a resolução da problemática. Sendo assim, os membros da Gestão do Casd organizaram um workshop para aprender a mexer na plataforma. Esse treinamento ocorreu na sexta-feira do dia 19, às 15h na sala da Rede_. Tal plataforma também será utilizada para o acompanhamento do próprio PDI.
Foram explicadas as funções do membro que assume o cargo de diretor da semana, relembrando que existe um documento com suas atribuições e as responsabilidades do diretor original. Lembrou-se de preencher a planilha do ciclo de diretores-membro com as respectivas datas de atuação. Ressaltou-se a importância de deixar o feedback escrito pelo diretor-membro e pelo diretor de sua atuação com esse cargo na semana
Acontecerá dia 26/08, sexta-feira, das 18:30 às 00:00, no clube dos taifeiros. Membros do Casd, DepCult e Atlética cumprirão escala de serviço para a realização do evento. Incentivou-se a inscrição a fim de se reduzir o tempo de trabalho de cada membro. Deixou-se um forms de interesse de contribuir com a escala.
Tal visita aconteceu sem muitos problemas. Pôde-se ter contato com o Diretor Geral e Vice Diretor Geral do DCTA, ao acompanhá-los na visita ao H8. Tal visita trouxe pontos positivos ao atrair o investimento para a construção dos novos blocos do H8.
Para esse semestre será mais dinâmico para que se possa ser concluído antes. Expectativa de cada membro fazer 2 por semana.
Há agora uma horta na grama entre os blocos B e C. Fazer-se-á placas e mensagens de divulgação nos grupos.
Uma professora de meditação irá visitar o H8 para realizar uma roda de conversa sobre o assunto e propor tal dinâmica com a comunidade.
O modelo final do estatuto já está sendo reescrito pelo Presidente do Casd (Colgate) e pelo membro da zeladoria Listerine. Reuniões importantes irão acontecer nas próximas semanas, estimula-se a participação e contribuição de todos que quiserem frequentar tais encontros.
A prof Cristiane solicitou uma lista com os participantes das iniciativas para melhorar o controle de ACP do semestre 2022.1, conversou com os presidentes das iniciativas e encaminhou-se o efetivo à DAE.
Convites serão entregues pelo divulguITA além de convites físicos.
Será realizada a primeira roda de conversa do DOO, com o tema sendo violência contra a mulher. A ideia é que ocorra no Cineclub, acontecerá em 2 momentos, um apenas com homens e outro com mulheres também. Contará com a presença de 2 mediadores. Estima-se que durará 2h.
A próxima edição da revista abordará o tema Disciplina Consciente, realizou-se um brainstorm sobre quais subtemas poderiam ser abordados.
Será feita uma rifa para os pais dos formandos do CPOR da T26, em que será premiado uma visita pelos lugares do DCTA. Realizou-se um brainstorm para se pensar em possíveis destinos da visita.
Realizou-se um brainstorm para descobrir a melhor maneira de receber a opinião da comunidade sobre as ações do departamento.
Votação para definir prioridades de execução de projetos. Foram trazidos os seguintes: troca do piso da sala da Evtol (R$ 5000,00), reforma elétrica da MAROMBA (R$ 3500,00), cortinas para a sala da DepCult, cortinas para o Cineclub, câmeras em todas as salas da DepCult. Na votação decidiu-se priorizar a reforma na MAROMBA dividindo os custos, pelo impacto em um maior número de integrantes da comunidade, reformar o piso da Evtol, realizando outro orçamento, não sendo uma prioridade para esse ano. Solicitações da DepCult não serão atendidas, em especial a das câmeras, pois deve-se priorizar a instalação de câmeras no H8 novo.
A ideia é que as fichas das máquinas fiquem (algumas), na própria sala das máquinas, vendendo-se fora da sala do Casd. A votação aprovou a ideia, desde que seja avisado previamente à comunidade, destacando a DC.
09/08/2022
O diretor financeiro levantou esta pauta para esclarecer os outros diretores sobre os trâmites relacionados à utilização do dinheiro do caixa livre, abordando pontos como a necessidade de um certo nível de planejamento ao realizar alguma retirada, variando com o valor, com quem falar sobre isso, ou sobre entregarem as notas fiscais relacionadas à utilização do dinheiro. Ele também apresentou o panorama geral das entradas e saídas do Caixa Livre nessa segunda semana.
Foi trazida pelo diretor do DID uma atualização sobre a situação dos pedidos tanto da Cartilha de visitas, cujo requerimento tinha sido recém sido feito, bem como das próximas Covas, cujas quais tinham o pedido planejado pra semana em questão.
Atualização sobre o evento, o qual tomaria parte no dia 13 de agosto, sendo que também foi relembrado que os membros deveriam preparar uma apresentação com slides para a RG, dessa vez, com uma pegada mais visual.
Ressaltado pela Gestão que os Feedbacks devem ser dados aos membros e pelos membros, bem como também devem ser documentados, conforme instruído pelos membros da Gestão.
Foi trazida à tona uma atualização sobre um assunto de muita preocupação: se a plataforma Classroom iria ou não continuar sendo usada pelos professores do ITA. O Presidente do DA reportou que o Pró-Reitor de Graduação deu parecer favorável à continuidade da plataforma.
A Reunião do pequeno conselho ocorreu na prévia quinta-feira (04/08), e nela estavam presentes algumas autoridades, como representantes da DAE, Reitoria, e Pró-Reitorias, bem como o Presidente do Casd, Caio Peres. Dos pontos discutidos nas reuniões gerais do RevisITA, apenas o desligamento foi trazido ao pequeno conselho até então.
Como convite da 477ª Reunião Ordinária da Congregação, foram enviadas as previsões dos novos Currículos de Curso para 2023. O DA agiu conseguiu entrar em contato com alguns representantes e dentre esses, seus pareceres foram favoráveis às mudanças.
Foram terminados os orçamentos da Visita dos Professores ao H8, planejada para dia 27/08, e enviados para a ITAEx. Foram também trazidos mais detalhes sobre como iria funcionar o patrocínio por parte deles.
No dia da Reunião, o então Presidente do Casd, Caio Peres, se reuniu com o Reitor, sendo ali avisado que os Ministros da Educação e de Ciência e Tecnologia viriam a visitar o H8 na próxima sexta-feira (12/08). Foram discutidos também pontos de atenção para a preparação.
Na área externa ao bloco C se formou uma cratera de origem desconhecida. Graças aos esforços da Zeladoria, o buraco já foi tampado, mas ainda serão buscadas mais informações a respeito do problema e de suas causas, com o auxílio de pessoal capacitado.
Atualização quanto ao restante dos blocos antigos, retirados na construção do caminho de tijolos entre o A e o B. A Zeladoria no momento está em busca de localidades para alocar o resto dos referidos blocos, mas até lá, eles já foram movidos para locais menos visíveis.
Relativo ao corrente projeto de remapeamento de salas, foi levantada uma discussão sobre pontos negativos relacionados à retirada dos cursos de línguas das salas onde estes estão atualmente alocados.
A ideia da discussão era levantar, pontos sobre ACP’s e TG’s que devem ser analisados antes da próxima reunião do RevisITA (25/08).
Foi decidido unanimemente que o projeto deve prosseguir, agora para a aprovação em forms com a comunidade.
02/08/2022
Os plantões da presidência com os diretores irão começar a partir da próxima semana, para já ajudarem no andamento das diretorias, neste começo do semestre.
Essa pauta foi só para lembrar os membros e diretores da reunião geral e a da imersão, que aconteceu no dia 13 de agosto. Assim, os slides com a apresentação das atividades do 2° Bimestre de cada uma das diretorias deve estar pronto até quinta-feira.
Foi trazida para a reunião de diretoria a pauta a respeito do planejamento da Comissão de Documentos do Casd (CoDoc), que tem como objetivo propor mudanças para o Estatuto do Casd e para os Regimentos Internos relacionados a este. A comissão já vem sendo tocada há alguns meses e voltará às atividades neste segundo semestre.
A DAE anunciou, por meio dos emails para a comunidade, que quinta-feira, dia 04/08, às 19h, irá ocorrer o rancho especial.
Os professores estão comentando que a assinatura do ITA do Google Classroom vai expirar e que ela não deve ser renovada devido ao alto valor para renová-la. O DA trouxe essa pauta para informar a diretoria e avisar que entrará com o pró-reitor de graduação para saber se procede essa informação e o que podemos fazer para evitar, uma vez que o Classroom se mostrou um grande facilitador da vida acadêmica dos alunos e da relação destes com os professores, mesmo com o retorno ao presencial.
- Como forma de capacitar os membros que se tornarão diretores, nesse semestre, vamos tocar o projeto do diretor da semana. Os objetivos da pauta de brainstorm trazida para reunião eram:
- definir tarefa dos membros-diretores,
- definir tarefa do diretor,
- o que pode ser feito, pela diretoria de gestão, para ajudar a estruturar o diretor da semana.
Algumas atividades a serem passadas são: ir na reunião de diretoria, escrever as pautas e apresentar, preparar a pauta da reunião da diretoria, tocar a reunião, passar tarefas e preencher a planilha de planejamento.
A Zeladoria trouxe o brainstorm para a reunião de diretoria a respeito da criação de um documento de responsabilidade em reformas nos apartamentos no H8. A intenção deste documento é tanto alinhar com a ADM as medidas tomadas em relação às reformas, quanto criar uma padronização que auxilie os moradores do procedimento, evitando, assim, problemas futuros. Assim, essa pauta foi trazida para a diretoria discutir se faz sentido existir esse documento, como ele deve ser aplicado e se deve ou não possuir relação diretamente com a CoHab e com o DOO, a fim de resolver problemas relacionados ao não cumprimento dessas regras.
25/07/2022
Vai ser tocado um novo PS agora nessas duas próximas semanas. A princípio, vamos abrir o PS para Zeladoria (2 vagas), Projetos (1 vaga) e DID (1 vaga). Sobre os meio membros, ainda faltam algumas definições individualmente com alguns diretores. A ideia é divulgar as inscrições de segunda a sexta, e sábado já começar as entrevistas. Elas devem acabar até a outra quarta (10), para que possamos decidir os novos membros e chamá-los por imersão. Só terá a fase das entrevistas e será tocada pelo diretor da diretoria que ele quer ir e por um membro da gestão.
Foi realizada a 5ª Reunião do RevisITA que tratou dos assuntos: Faltas e Revisão de Notas. O assuntos de Faltas foi apresentada pelo Alexandre (Mega da T23), representando o corpo de alunos, e o assunto de Revisão de Notas foi apresentada pelo Prof. Morales. Além disso, foi comentado que haverá uma mudança na portaria que diz os participantes da comissão do RevisITA, alterando o representante de AER/AESP e acrescentando o Colgate como representante do Casd, assim como o Mega.
Apagaram o drive de bizus da T21 e pensamos em atualizar o drive do Casd, passando para ser gerido pelo DA, com os bizus e listas resolvidas para ajudar as turmas.
Minha ideia inicial era fazer uma imersão dos novos membros + retorno do semestre e uma reunião geral referente ao segundo bimestre. Contudo, os fins de semana de agosto vão estar muito corridos, por causa da competição da Rocket (5), dia dos pais (14), feira de carreiras (20), visita dos professores (27). Assim, ficou decidido que os dois eventos seriam feitos no mesmo dia, dia 12 ou 13, dependendo da preferência dos membros.
05/07/2022
A Diretoria de Gestão mandou, essa semana, no grupo do Casd o forms para mapear os membros que querem sair, que querem trocar de diretoria ou que querem ser meio-membros de uma segunda diretoria. Eles têm até dia 07/07 para preencher e, depois disso, serão marcadas as reunião para definir as realocações para que o PS possa ser iniciado.
Um historiador que possui interesse na história das forças armadas e participou do projeto de 70 anos do ITA entrou em contato com a Comissão de História do Casd (CHIC), a fim de se mostrar interessado em estudar sobre a história do Casd. Ficou definido que, com a volta da CHIC após as férias, ele seria chamado para ajudar nos próximos passos da comissão.
A AEITA ofereceu um painel para o Colgate e ele perguntou se o DID queria fazer algo. Ele chegou ontem e é muito maior do que esperávamos, então esse brainstorm foi realizado para surgir ideias do que fazer com ele para o próximo semestre. Algumas ideias levantadas foram: linha do tempo para o sábado das origens, calendário da comunidade, mural de doadores do H8, mural de pintura, dar para a CEE usar na feira de carreiras, pôster das iniciativas, projetor para a AG e concurso de arte.
27/06/2022
O DID terminou as artes das novas camisetas que vamos pedir junto com os novos produtos. A ideia da pauta era tanto mostrar os modelos, quanto perguntar se têm alguma sugestão de melhoria.
O Dia Feliz foi liberado e vai ser, provavelmente, junto com o evento da atlética. Vai ter apenas a distribuição das comidas e enfeite o feijão.
O prazo para finalizar a vistoria da Cohab é hoje!
O DOO trouxe para a reunião de diretoria uma pauta a respeito de pontos a serem pensado para realizar os eventos, como quem vai pagar os transportes de ida e volta dos convidados dos eventos, local no H8 realizar o evento, colocar as datas no calendário do Casd Comunidade, entre outros.
A cada bimestre, a ideia do Casd é realizar um feedback com a comunidade, para coletar a opinião dos alunos a respeito das atividades do Centro Acadêmico. O primeiro já foi realizado e estará n’A Cova. A ideia dessa pauta foi pensar em formas de melhorar o feedback.
A previsão para a chegada das novas máquinas é amanhã e a pauta foi levantada para pensarmos em pontos importantes para quando ela chegar, como aumentar o número de fichas para vender, atentar para o barulho das máquinas juntas, colocar máquina 1 e 2, exaustor, arrumar o ambiente, fazer o aviso antes das máquinas chegarem, entre outros.
Como uma das formas de captação de recursos, está sendo estruturado o morador virtual. Uma das principais panes atuais são os planos de benefícios do projeto e estamos entre duas grandes ideias de planos:
três planos baseados em patamares de pagamento: https://docs.google.com/document/d/1lTK03M9WSfeYxJ9wOBfPdWlFqBoRL418rhOs0oGC2J4/edit
um único plano com valor mais alto para teste
Assim, foi trazida uma pauta com o objetivo de obter novas ideias de benefícios e debater se faz sentido os valores postos para cada plano. Algumas das ideias que surgiram foram: usar uma plataforma de kickstarter ou patreon para arrecadar dinheiro, definir quanto tempo tem que pagar para receber os benefícios, entrada de graça no sábado das origens, ganhar uma mesa no baile, visita guiada e bolacha das turmas.
13/06/2022
Foi apresentada a ideia de mapeamento das salas do H8 e de formalização das iniciativas responsáveis por cada sala, além de seus respectivos deveres para com o espaço utilizado. Isto porque, nos dias de hoje, não existe documento referente a isso e existem iniciativas precisando de salas no H8. Como primeiro passo para a realização dessa ideia, ficou decidido que a presidência faria um mapeamento de todas as salas do H8, incluindo as de línguas, para saber exatamente quantas salas cada iniciativa tem e onde elas ficam.
Os membros da gestão irão finalizar, ainda essa semana, o forms do Feedback 360 para serem enviados, semana que vem, para os seus membros. A ideia é que tanto os diretores quanto os membros preencham alguns dias antes da reunião do Feedback, o forms, a fim de que a gestão tenha registrado os dados de cada diretorias. Em seguida, deve ser realizada a reunião para o feedback presencial.
O concurso foi encerrado e seis capas foram enviadas oficialmente para participarem da votação. Os próximos passos são imprimir com a gráfica e expor no Hall do B, sendo feito, em seguida, um forms de votação. A ideia é deixar as capas somente do hall, a fim de promover maior integração entre a comunidade.
Os membros da CHIC (Comissão de História do Casd) entrevistaram os presidentes dos últimos 7 anos para reunir os acontecimentos mais marcantes de cada ano. Foram selecionados 2 acontecimentos por ano para ser apresentado (visto que a previsão de tempo é de ~15min). Os próximos passos são: escrever os acontecimentos conforme as entrevistas, reunir acontecimentos do passado para relacionar e fazer a apresentação. Lembrando que o tema escolhido para o evento é “70 anos em 7”.
Com as ideias sugeridas semana passada e as ideias do brainstorm do DID, os membros fizeram um forms para realizar a pesquisa com as pessoas da vila, a fim de escrever a matéria que foi escolhida por votação da comunidade. Foram marcados dois dias (sexta 14h e sábado 14h) para a ida até lá, para que as respostas fossem recolhidas. Vão ser impressos QR Codes para as pessoas acessarem o forms e fazerem a votação. Todos os diretores e membros estão convidados.
Apesar de ser um projeto importante para a comunidade, a reforma dos caminhos é um projeto de alto custo. Assim, foi trazido para a pauta da reunião de diretoria o questionamento a respeito de ser ou não o momento para aprovar esse gasto, além de, caso a decisão fosse a favor de apresentar em AG, como deveria ser essa apresentação. Depois dos pontos levantados pelo Henrique Campos (diretor de Zeladoria), ficou definido que o projeto seria levado sim para votação na próxima Assembleia Geral.
Foi trazida para a reunião de diretoria a pauta de brainstorm a respeito de ideias para os prêmios que seriam entregues no aniversário do Casd, para os iteanos antigos presentes. Algumas das ideias levantadas foram: Inovação, presidente antigo, destaque presidente últimos 7 anos, empresário destaque na pandemia, maior contribuição ao ita, desenvolvimento sustentável, destaque internacional, maior conquista acadêmica, maior contribuição social, que manteve ctt com a comunidade (representatividade), além do prêmio destinado à nossa funcionária Ivonete, pelos seus 5 anos de trabalho no Centro Acadêmico.
06/06/2022
Essa pauta foi uma de atualização do andamento dos projetos que estão sendo realizados pela diretoria de projetos e em que passo cada um está.
É muito importante que cada diretoria planeje as atividades do bimestre, além de atualizarem o andamento destas na planilha de planejamento que foi apresentada no começo do ano. Mesmo para aqueles que usam o quadro de atividades da sala do Casd ou outras formas de organização, é importante deixar tudo registrado para o próximo diretor. Assim, essa pauta foi trazida para lembrar da importância de atualizar a planilha de planejamento e já pensar a respeito do semestre que vem. Ano passado, algumas diretorias fizeram o planejamento junto com os membros, para ajudar a ter mais ideias para a diretoria, além de mostrar para os membros um pouco do trabalho de diretor.
Como foi falado na semana anterior, durante essa semana, será realizado no Casd o Intercâmbio de Diretorias. Foram 18 membros interessados em participar, em 7 diretorias. Todos foram adicionados nos grupos das diretorias e devem participar das diretorias até a próxima semana ou, no máximo, por suas semanas.
Essa semana, o acompanhamento da CARE com os membros do Casd, feito pela Diretoria de Bem-Estar (CARE), terá início. Essa pauta era para atualizar sobre essa atividade, uma vez que os membros e diretores terão que tirar um tempo da semana para o acompanhamento.
- A CARE em 2019 tinha o projeto de meditação, que ocorria semanalmente no Gagá8, aberto pra todos. A ideia da diretoria esse ano é reviver o projeto, mas de forma um pouco diferente e, provevelmente, sem ser no Gagá8. Os membros já conversamos com dois professores que estão disponíveis para fazer oficinas já essa semana.
Essa pauta foi trazida pelo diretor de Captação (Pedro Ramos), a fim de atualizar a diretoria a respeito dos feitos atuais da captação. Para a pauta não ser muito longa, foi realizado parte da atualização, tendo sido apresentados o andamento dos novos produtos do Casd (chaveiro “Remove Before Flight”, Garrafa, Adesivo, Canetas e Chaveiros), a tentativa de captação pela Receita Federal, o status atual da AJPJ e a tentativa de ajuda da Aerodesign.
Hoje, teve uma reunião do Presidente do Casd e do Diretor de Captação com a DAE e, em seguida, com a comunicação social, para discutir a respeito da lista de convidados para a Cerimônia de Aniversário do Casd. Como a intenção era chamar pessoas importantes para o evento, o levantamento dos convidados deve ser feito até amanhã, para ser aprovado pelas autoridades.
O Pró-Reitor de Administração cobrou novamente a DAE a respeito do Dresse Code dos alunos e, por isso, será mandado o comunicado ainda hoje sobre a campanha de conscientização dos alunos.
Da mesma forma que a diretoria de Captação atualizou o resto da diretoria, a Diretoria de Imprensa e Divulgação também realizou um overview a respeito do andamento das atividades da diretoria, explicando como estava o andamento d’A Cova, do site do Casd, das Cartilhas de Visitas, da Cartilha do DOO, entre outros.
Como vários alunos do primeiro ano entraram em contato com a CoHab (Comissão de Habitação) a respeito de problemas de convivência e problemas nos apartamentos, como mofos e quartos ruins, a diretora da CoHab trouxe para a reunião de diretoria a pauta a respeito da possibilidade de ser feita uma postulação de vagas no meio do ano.
A Matéria do Povão escolhida pela comunidade foi uma pesquisa com moradores da vila militar sobre sua opinião a respeito do ITA, do H8 e dos alunos. Foi feito um brainstorm dentro do DID para reunir perguntas a serem feitas, mas essa pauta foi trazida para a reunião de diretoria para que novas ideias de perguntas pudessem ser feitas.
Essa pauta foi trazida para a reunião de diretoria para que pudéssemos discutir pontos que não foram tão positivos na nossa primeira AG e como melhorar para a próxima vez. Algumas das ideias trazidas foram: projetar o QRcode do forms de votação, passar o microfone para quem for fazer perguntas, ter um secretário e um moderador, exigir das iniciativas um documento explicando a pauta que pretendem trazer para votação, além dos slides prontos, mandar mensagem no grupo do Casd comunidade e representatividade sobre a participação e intercalar votação com atualização.
30/05/2022
Na última quinta, dia 26/05/2022, foi realizada a 3ª reunião do RevisITA que tratou dos assuntos Notas, apresentado pelo Muller (chefe do registro), e CVAE, apresentado pelo Kienitz (representante de ELE – chefe da divisão).
Como tínhamos combinado semana passada, neste sábado, dia 04/06, vamos fazer o nosso feedback 360 da diretoria. Nessa semana, a diretoria de gestão vai mandar um forms para os diretores preencherem. Além disso, foi levantada a ideia de fazermos um treinamento de como fazer um feedback, então combinamos com a mãe do Rabuda (diretor de captação), já que ela possui muita experiência com RH. Ela concordou em ajudar a revisar os métodos, além de dar um treinamento para todo o efetivo. Ficou marcado para quinta-feira, 20h30.
A Gestão é responsável por acompanhar as diretorias do Centro Acadêmico. Esse acompanhamento é feito por meio da participação nas reuniões das diretorias, além do preenchimento de um forms semanal, que é resumido, posteriormente, em um Dashboard de Performance dos membros. A ideia dessa pauta era explicar a importância do preenchimento dos forms e o que é feito com as respostas recebidas.
O Intercâmbio de diretorias é um projeto realizado anualmente pela Gestão e consiste, como o próprio nome já diz, em um intercâmbio interno entre as diretorias, para aqueles membros interessados em conhecer mais sobre o funcionamento do Centro Acadêmico. Ele começará a partir de semana que vem e tem duração prevista de uma a duas semanas. E como ele funciona? Bem, será passado um forms para os membros, perguntando se eles têm interesse em conhecer por uma semana alguma diretoria e quanto querem se sugar com ela (de participar de brainstorm a mexer com concreto para fazer caminhos). Durante o fim de semana, serão informados os interessados. A ideia é colocar eles no grupo da diretoria de vocês e ele ir na reunião, receber alguma atividade (caso tenha interesse), mas sem deixar de fazer a atividade da sua própria diretoria.
- Eleição da Presidência: Já tiveram as apresentações dos 3 cases (no geral, tiveram aspectos positivos e novas ideias importantes para o DOO) e já ocorreram as 3 entrevistas (seguiu 6 perguntas parecidas com a ficha de postulação para diretor. Também foi algo visto como positivo). Por fim, agora está na fase de escolha dos nomes que serão eleitos.
- Eleição de Membros: Os candidatos já estão no forms abaixo e a intenção é soltar quando o presidente e o secretário estiverem escolhidos. Então, o forms deverá ficar aberto por 1 semana (até dia 7/jun às 23h59) e seguirá as regras discutidas na reunião passada, mesmo indo contra o Estatuto (Aprovação em AG – órgão máximo do Casd).
Ano passado, foi realizado um pedido de canecas para os membros do Casd e para presentear algumas autoridades. As canecas já chegaram e precisam ser entregues. Nessa pauta, foi apresentada uma lista das autoridades para definir os responsáveis por cada entrega.
Está sendo planejado o evento referente ao aniversário do Casd. A ideia dessa pauta é fazer um brainstorm de ideias para 2 questões: como será a cerimônia e como faremos com a comida. Algumas ideias surgiram para a cerimônia, como: discurso do Colgate (presidente do Casd), entrega de homenagens, apresentação de uma linha do tempo do Casd, resultado da capa do vestibular, entre outros. Para a comida, foi discutida a ideia de fazer um almoço solidário ou conseguir um financiamento da ITAEx ou da AEITA. Por fim, foram trazidas ideias para o tema do evento, tendo sido escolhida uma retrospectiva histórica dos últimos sete anos, como o título de “70 anos em 7”.
Foi trazido, também, uma pauta sobre as pessoas a serem convidadas para o aniversário do Casd. Além dos atuais membros e diretores do Casd, ficou decidido que todos os ex-presidentes do Casd seriam chamados, além de presidentes das iniciativas do Casd Comunidade, alguns alunos de destaque, a ITAEx, a AEITA, a DAE e algumas autoridades importantes do ITA.
Essa pauta já havia sido comentada antes com os diretores, mas agora as autoridades pressionaram novamente para a realização de alguma ação do Casd quanto à vestimenta dos alunos nos prédios do ITA. O Colgate conversou com o Covatti, pois em 2017 teve a mesma questão de “dress code” no ITA, ele deu as opiniões dele quanto a isso, e o Jhonny conversou com o Pira sobre o assunto que deu as opiniões dele sobre como podemos agir. Assim, a pauta foi trazida para a reunião, para pensarmos em um plano de ação quanto a essa questão.
Foi trazido para a reunião a pauta para a escolha da data da AG e as pautas a serem discutidas.
Foi trazido para o Casd que, dentro da T26, ocorreram alguns acontecimentos de falta de DC em relação às provas. O DOO já está tomando conta da situação, mas a ideia da pauta era surgir com ideias do que poderia ser feito pelo Casd para incentivar a discussão desses assuntos e a garantia da aplicação da DC no cotidiano do iteano. Como ideias do brainstorm, foram citadas as seguintes: roda de debate com a comunidade, pesquisa com a comunidade, reunião geral do Casd para discutir internamente, cartilha do DOO, pedir para os professores falarem em aula sobre DC, reunião entre as diretorias, puxar conversa com os representantes, chamar veteranos para falar da DC, falar para os membros do Casd como funciona a parte de denúncia do DOO, campanha “sim, isso é falta de DC” e “quais são as zonas não cinzas da DC”, entre outras.
Atualmente, os eventos estão proibidos dentro do H8. Assim, a Atlética entrou em contato com o Casd para saber sobre a possibilidade de realizar a Copa H8. É um evento esportivo, que teria a abertura dia 4 de junho. A ideia inicial era realizar em parceria com a Redbull, que iria vir entregar energético, com o Mariazinha, que faria hamburgueres no feijão, além de um jogo de abertura. Por fim, ficou decidido que somente o jogo de abertura seria realizado, sem a presença de pessoas externas, devido ao atual contexto político do H8.
O Cel Porto, chefe da Seção de Vestibular, apresentou hoje, no FB, alterações no modelo do vestibular do ITA, não somente em relação ao número de questões ,mas também sobre a nova forma de escolher a sua engenharia. Nesse sentido, foi levantado um brainstorm sobre como deveríamos proceder em relação à pesquisa. Como já foi “oficializado” e as pessoas não engajaram mais na pesquisa, ficou decidido que seria realizado, o mais rápido possível, o documento oficial sobre os dados que foram coletados. Este documento deveria conter o resultado das votações do forms, falar sobre ter sido tocado sem a opinião da comunidade, além de conter o posicionamento oficial do Casd, defendendo que, independentemente da mudança, como já está muito próximo da data de lançamento do edital e como não foi alinhado nem com a comunidade, nem com a congregação, não somos a favor que nada seja alterado para este ano.
23/05/2022
Recentemente o apto 101D teve a sua fechadura eletrônica roubada e outros 2 da parte de baixo que estavam vazios tiveram a televisão e o microondas roubados, além de quase conseguirem levar o ar condicionado. O capitão já informou o Takachi e ele quer abrir uma sindicância para investigar o caso. Além da atualização, foi trazida uma pauta de brainstorm, a fim de definir o que seria feito pelo Casd nessa situação. Algumas ideias foram levantadas, como por exemplo: fazer um aviso para a comunidade alertando sobre a situação e sobre medidas de segurança, colocar refletores mais fortes de noite, colocar carcaças de câmeras enquanto o projeto de câmeras ainda não pode ser tocado (devido à falta de cabeamento para instalar um sistema de câmeras e à falta de wi-fi para instalar câmeras individuais) e conseguir temporariamente um solado para garantir a segurança.
Atualizações sobre as datas da eleição do DOO:
O case foi enviado para os interessados em assumir a presidência.
– dia 24/maio (terça-feira): apresentação dos cases
– dia 25/maio (quarta-feira) a 27/maio (sexta-feira): fazer entrevistas.
– a partir do dia 28/maio (sábado): início eleição dos membros.
Pauta de atualização a respeito do evento de aniversário do ITA e dos contatos importantes que foram feitos na cerimônia.
Foi trazida para a reunião de diretoria a pauta de brainstorm a respeito de como melhorar a transição de diretor para presidente e de membro para diretor, ao final do ano. Uma das ideias trazidas for a posse da nova diretoria ser realizada somente em dezembro, para que o período de cogestão fosse melhor aproveitado. Além disso, foram trazidas outras ideias, como a abertura da reunião de diretoria para os membros, a criação de um docs de “bizus para o próximo diretor” ao longo do ano e o aumento do contato com as autoridades, tanto por parte dos membros, quanto dos diretores que participam de diretorias mais internas.
A diretoria de Projetos precisava de ideias de novos projetos para serem tocados e foi levada essa pauta para a reunião de diretoria, para que os diretores pudessem sugerir ideias de projetos.
O aniversário do Casd é dia 15 de julho e gostaríamos de fazer um evento para comemorar essa data. Inicialmente, surgiu a ideia de revivermos os tradicionais bailes do H8, mas com o cancelamento dos eventos no primeiro bimestre, essa ideia não poderá ser executada. Assim, foram propostas ideias como a realização de um evento no ITA com os membros do Casd e os ex-presidentes, além de tentarmos arranjar um bolo do Casd no rancho, como foi feito no aniversário do ITA.
A Diretoria de Captação trouxe para a reunião de diretoria o brainstorm em relação a como conseguir um maior engajamento da comunidade em relação às anuidades. Divulgar mais o pix das anuidades, fazer uma campanha com os membros das iniciativas do Casd Comunidade, explicar os benefícios do ponto de Cohab, fazer um anuinômetro e divulgar para a comunidade em momentos como o recebimento do soldo ou a formatura do CPOR foram algumas das ideias propostas pelos diretores.
O feedback 360 é organizado pela Gestão e será realizado inicialmente dentro da diretoria e, em seguida, com dentro de cada uma das diretoria, com os membros. O intuito do feedback é, além de melhorar o desempenho e a convivência dentro de cada diretoria, aproximar os membros dos diretores, assim como os diretores entre si. Ele será dividido em irá acontecer em duas abordagens: primeiramente por meio de um forms, para coletar dados a respeito dos membros de cada diretoria, e, posteriormente, em reunião. Durante a reunião de diretoria foi apresentada a ideia e definida a data do feedback dos diretores. Além disso, foi pedido para a Gestão a realização de um treinamento sobre como dar um feedback em uma equipe.
Foi trazida novamente essa pauta para a reunião de diretoria, a fim de que fosse definido, finalmente, se os membros poderiam ou não participar da reunião de diretoria. Ficou definido que, a partir da semana que vem, os membros poderão participar, mas somente um de cada diretoria, já que a sala é pequena. Além disso, como a reunião é longa e algumas pautas são um pouco sensíveis, ficou definido que seria realizado um teste nas primeiras semanas com a seleção das pautas que os membros iriam participar, para que eles tivessem a experiência de participar da reunião, sem começar em uma muito longa.
Os 4 projetos que tinha passado para dos membros da Diretoria de Projetos estão bem estruturados e estão prontos para serem colocados em votação pela comunidade. Seguem abaixo os projetos a serem votados:
- Portões dos fundos: Manutenção dos portões do feijão e da quadra do C. R$ 4.200,00
- Iluminação do fundo do H8A: Instalar lâmpadas nos fundos de cada apartamento com interruptor individual. R$ 8.000,00
- Portões dos extremos: Instalar 2 portões, 1 na frete do 301 e 1 na frente do 201 virados para o estacionamento. R$ 4.000,00
- Reforma dos fundos: Limpeza, paisagismo em parceria com a CARE, realocar os suportes de bikes, fazer alguns reparos em locais quebrados ou danificados. R$ 2.000,00
O atual diretor da maromba entrou em contato com o Casd para saber sobre a possibilidade de bancar, pelo menos em partes, uma reforma elétrica na maromba. Assim, esse tema foi trazido para a reunião de diretoria, para entender até que ponto é papel do Casd, quanto que pode ser ajudado e como funcionaria com as outras iniciativas. Ficou decidido que o Maxwell, diretor de projetos, iria mapear problemas nas salas de iniciativas, para que pudéssemos priorizar as salas com problemas maiores ou de iniciativas com menos condições de bancar uma reforma.
16/05/2022
Apesar de ter sido realizado o forms de votação do projeto do portão nos fundos da ala feminina, algumas meninas vieram reclamar sobre não se sentirem seguras com a abertura do portão no sarcófago feminino. Assim, ficou decidido que seria realizada uma reunião geral com as meninas, para decidir o que será feito com o projeto.
A CARE decidiu fazer uma Campanha de Saúde no H8 e já entrou em contato com algumas farmácias para fazer testes de bioimpedância. O evento está planejado para sexta-feira.
A Seção de Vestibular do ITA informou o Casd que a comunidade vai poder fazer a capa do vestibular deste ano. A mensagem foi mandada nos grupos de aviso dizendo os prazos e as regras. A ideia é lembrar o pessoal durante as semanas e fazer algo para por nos murais dos halls. Será feita uma exposição e votação com as capas propostas.
Como o Presidente do Casd é, também , o Presidente da Comissão de Eleição do DOO, o Colgate trouxe para essa reunião de diretoria a pauta sobre a eleição de novos membros e dos presidentes do DOO. Alguns pontos foram levantados a respeito do Estatuto do Casd, em relação ao número mínimo de membros e em relação a forma como a eleição seria realizada e ficou decidido que estes pontos seriam trazidos para a Assembleia Geral. Além disso, ficou definido que as eleições de membros iriam ser adiadas (era para ter sido lançada hoje), uma vez que a eleição da presidência também havia sido adiada e esta deveria ser realizada antes. Por fim, a respeito da eleição da presidência, ficou definido que seria feito um processo semelhante ao de postulação para diretoria do Casd, com a resolução de um case e, posteriormente, uma entrevista.
Chegou aos ouvidos do DA uma atualização a respeito de uma medida tomada pelo pró-reitor de graduação, Flávio Mendes, a respeito da participação de alunos em competições internacionais. A princípio, foi decidido que os alunos que possuem R (de 6,5 a 7,5) no boletim não poderiam participar de competição internacional. Além disso, eles tem que avisar 30 dias antes quando tiver uma competição. Alguns professores, que participam de iniciativas, se pronunciaram a respeito e ficou decidido que o DA entraria em contato com a DAE, a fim de entender mais sobre a situação e como controlá-la.
A primeira AG de 2022 precisava ser marcada o mais rápido possível, mas, para isso, precisamos definir as pautas da Assembleia Geral, pois elas precisam ser divulgadas até 1 semana antes do dia da AG. A princípio, ficou definido que a AG ocorrerá dia 26/05.
Foram oferecidas 10 vagas para o Casd participar da Cerimônia de Aniversário do ITA. Assim, foram definidos quais diretores iriam e o restante das vagas seria sorteado entre os membros do Casd.
09/05/2022
Dia 22/05 vai ter a Reunião Geral do Casd referente ao 1° Bimestre. Todos os membros e diretores vão participar e terão que preparar uma apresentação de 5 a 7 minutos sobre tudo que foi feito e quais são os próximos passos da diretoria.
As duas últimas semanas de atividades no Casd foram ofuscadas pelos recentes acontecimentos no H8. Para evitar que situações como essa atrapalhem o andamento interno das diretorias, a presidência teve a ideia de fazer um “plantão” da presidência, ou seja, 2 dias a noite nessa semana, Colgate e Jhonny ficarão na sala do Casd por um tempo para resolver esses problemas e ajudar no andamento de cada um das diretorias.
Por conta dos cancelamentos dos eventos no H8, o planejamento da CARE em relação aos eventos deste bimestre terá que sofrer diversas mudanças. Assim, a ideia dessa pauta foi tentar trazer ideias de novos projetos para serem tocados pela CARE. Algumas das ideias propostas foram: trazer uma adaptação do dia feliz para o intervalo cultural e fazer campanhas pelo H8, como campanha de assédio, saúde e sono.
Devido aos recentes acontecimentos, foi trazido para a reunião um brainstorm sobre como agir frente ao cancelamento dos eventos no H8, já que a CEE e o Depcult entraram em contato com o Casd para saber como iria ficar essa situação. Amanhã, o Casd terá uma reunião com o ITA para tentar entender até quando essa situação se manterá desta forma e quais são os tipos de eventos cancelados. Depois disso, será feita uma reunião do Casd comunidade para atualizar o que foi discutido. Promover mais as atividades das iniciativas e do Casd para deixar o ITA com mais boa vontade.
O novo forms da OS foi trazido para a reunião de diretoria, para que pudéssemos opinar novamente sobre as mudanças que foram feitas pela zeladoria, a fim de saber se o forms já estava pronto para ser lançado para a comunidade. Alguns pontos foram anotados para serem alterados internamente pela zeladoria.
A fim de tornar o Casd cada vez mais transparente e se aproximar cada vez mais da comunidade, será lançado um forms de feedback do Casd para a comunidade. A ideia é fazer um forms para a comunidade com as perguntas: “Por que o Casd não fez isso?” e “Por que o Casd fez isso?”. Além disso, no final deixar um espaço para a comunidade colocar sugestões.
A ROBIO procurou recentemente o Casd para falar sobre a necessidade de ter uma sala no H8, pois, além de possuir muito material para ser usado e manuseado pelos membros, sendo estes materiais de alto valor, a iniciativa vai participar, ao final do bimestre, de uma competição. Assim, foram analisadas as possibilidades de ação e ficou decidido que o Colgate (presidente do Casd) iria acompanhá-los para tentar arranjar uma sala no ITA, mas temporariamente eles poderiam usar o apartamento 304, que atualmente está desocupado e está sendo , em partes, usado como depósito para a AGITA (que também não possui uma sala).
Ocorreu, dia 28/04, a 2° reunião do RevisITA e os temas discutidos foram Intercâmbio/Suspensão, apresentado pelo Professor Eliseu, e Honrarias, apresentado pelo Professor Müller. No final da reunião, o Professor Flávio comentou sobre uma pesquisa que será realizada com o intuito de avaliar o modos operante do RevisITA buscando melhorá-lo se necessário.
20/04/2022
Foi trazido para a reunião de diretoria um compilado dos projetos que estão sendo tocados atualmente pela diretoria de Projetos e o andamento de cada um deles.
Um dos pontos em que acreditamos que o Casd precisa voltar a ser mais representativo é em relação aos professores. Em 2018, novos professores chegaram ao ITA e, com a pandemia, não se teve tempo suficiente para fazer uma aproximação sólida deles com os alunos. Então, o objetivo dessa comissão é fazer essa aproximação, além de buscar as opiniões deles sobre o ITA. Semana passada, nos reunimos para selecionar possíveis temas a serem perguntados aos professores, as possíveis atividades da comissão e os métodos para alcançar os objetivos. Será uma comissão tocada pela presidência, em parceria com a CARE e com o DA.
- Quinta passada, foi realizada uma reunião com o CCR (Comissão de Currículos), a qual falamos sobre as sugestões de alterações de alguns pontos da norma de ACP.
Quinta ocorreu a Congregação, que contou com a participação do Colgate (presidente do Casd) e do Polly (presidente do DA). Nela, foram discutidos diversos assuntos, como RevisITA, Mudança de Curso e a CVAE.
Pauta de atualização sobre o Workshop de Illustrator em parceria do DID, com a Atlética e com a AGITA, que ocorreu neste sábado e deu tudo certo.
Como combinado na reunião anterior, foi apresentado nessa reunião o documento com os temas a serem discutidos pela comissão e as datas importantes. O próximo passo é apresentar a comissão no grupo do Casd para os membros e criar o grupo com quem tem interesse em participar
No dia 27/04, vai ocorrer uma visita da École Polytechnique ao ITA e a Administração pediu para escolhermos alguns alunos para dar entrevista no H8, sobre a situação da moradia. Vamos atrás de alguns alunos do ITA que falam inglês e francês para falarem com eles. A entrevista vai ocorrer das 14h às 16h.
Como combinado na reunião anterior, foi apresentado nessa reunião o documento com os temas a serem discutidos pela comissão e as datas importantes. Além disso, foi especificada a importância da reescrita dos documentos referentes à CoHab, que terá sua comissão própria. O próximo passo é apresentar a comissão no grupo do Casd para os membros e criar o grupo com quem tem interesse em participar.
A votação para o Prêmio Weis foi reaberta e precisamos do engajamento do pessoal do Casd e da comunidade para que o projeto seja realizado e ajude a melhorar cada vez mais o ITA.
O rascunho do novo formato das OS está sendo finalizado e essa pauta foi trazida para a reunião de diretoria para que os diretores pudessem opinar sobre alguns pontos em específico. Agora, falta só o alinhamento com a Ivonete (funcionária da zeladoria) e com os outros membros da zeladoria.
10/04/2022
O estatuto e o regimento interno do Casd precisam ser revisados todo ano e publicada uma nova versão. Ano passado, eles foram revisados, mas o trabalho não foi terminado, nem publicado. A ideia seria fazermos, esse ano, esse trabalho com um cronograma bem definido. Assim, foi feita uma votação para o presidente da comissão e quem foi eleita foi a Begis (diretora da CoHab). Ficou definido que o trabalho desta semana seria montar o cronograma para o ano e definir as principais atividades.
O Casd tem 72 anos de história e a maioria dos membros entram nele sem conhecer praticamente nada sobre ela e até hoje nem os próprios diretores e a presidência tem tanto conhecimento acerca da mesma. A ideia com essa comissão é trazer eventos marcantes para documentar e entendermos como chegamos até hoje, levando em consideração que as pessoas que fizeram parte da história estão envelhecendo bastante. Assim, ficou definido que o Suricato (diretor do DID) e a Hermioni (diretora da Gestão) seriam os presidentes da comissão e teriam como tarefa da semana definir os pontos a serem abordados e o cronograma para as atividades da comissão.
Será feita uma outra varredura pela empresa para continuar o serviço, pois as formigas estão voltando. Porém encontra-se um problema braçal, a retirada de grande contingente de terra feita apenas pelo Ney é desgastante e toma muito tempo de alguém que resolve OS. Acredita-se que possa trazer soldados para esse serviço, mas duas coisas precisam ser analisadas: o Capitão Fernandes está de férias e precisa ser pensado onde será jogada a terra dos formigueiros.
Semana que vem irá começar o acompanhamento dos membros, diretores e presidência. Os membros da CARE vão procurar as pessoas que serão acompanhadas. A ideia é que seja uma conversa rápida, se cerca de meia hora de acompanhamento.
Um projeto do DID para este ano é fazer cartilhas informativas esse ano, uma sobre o DA e outra sobre o DOO. Devido aos inúmeros problemas e certo desconhecimento do DOO pela maioria, este tema foi trazido para a reunião para surgirem ideias acerca de quais pontos seriam interessantes para serem abordados na cartilha. Entre os temas levantados, foram: estrutura interna, como recebem os casos, quais tipos de assunto são tratados pelo DOO, como funciona a eleição dos membros, trazer números para incentivar mais gente a entrar e o contato que tem com o ITA.
Foi definida a previsão dos gastos anuais do Caixa Livre para os projetos da cada uma das diretorias.
O Casd comemora seu aniversário de criação dia 15 de julho. Foi trazida para a reunião a ideia de ter um evento anualmente para comemorar esta data. Esse projeto provavelmente será tocado pela Comissão de História do Casd.
As Amitas vieram nos procurar para falar a respeito da entrega dos chocolates que elas compraram para os alunos do ITA. Ficou decidido que os diretores e alguns membros do Casd irão realizar a entrega das 700 caixas de chocolate pelo H8 na quinta-feira, antes do feriado.
04/04/2022
Na terça-feira, dia 05/04, no prédio de Civil, vai ter uma reunião da DAE com os presidentes e diretores das iniciativas do ITA, a fim de apresentar a asp Roberta e explicar o passo a passo para a realização de eventos no DCTA.
Ocorreu a primeira reunião do RevisITA e os temas discutidos foram trancamento e desligamento. Como foi a primeira reunião, foi importante para entender a dinâmica de cada um dos encontros.
Dia 10/04, no sábado, irá ocorrer, na sala do Inovalab, a imersão dos novos membros do Casd. Será cobrada uma taxa de 5 reais, para cobrir os custos do evento.
Com a volta ao presencial e com as reuniões das diretorias acontecendo praticamente todos os dias, sentiu-se a necessidade de criar uma planilha de reserva da sala de reuniões, para evitar conflito de horário.
Com o aumento progressivo no número de alunos por turma do ITA e com o atraso na entrega das obras do H8 novo, notamos que poderíamos ter um problema de alocação dos novos alunos. Assim, foi definido um plano de ação para estimar quantas vagas livres teriam no H8 no final do ano.
A Gestão montou um quadro de atividades na sala do Casd, para que sejam atualizadas as atividades de cada uma das diretorias, a fim de melhorar a comunicação interna e o acompanhamento por parte da presidência e da gestão.
Hoje, foi ministrada uma aula na disciplina de FND-01 para a T26, onde falamos sobre boletos, anuidade, DC, comunidade, NOREG e outros assuntos.
O DA está escrevendo o bizuário da Noreg e está quase pronto. Assim que for finalizado, será mandado no grupo de diretoria para que os outros diretores possam opinar a respeito da escrita e da interpretação das normas.
Fomos convidados para uma viagem, dia 13/04, para o hangar da Azul em Viracopos. A intenção da viagem é aproximar a empresa dos alunos do ITA. Assim, ficou decidido que, das três vagas disponíveis, uma seria usada para levar algum representante da Aerodesign, enquanto as outras duas seriam preenchidas pelo Jhonny (vice-presidente do Casd) e pelo Rabuda (diretor de Captação do Casd).
28/03/2022
O Suricato (diretor do DID) e o Steps (diretor de marketing da Atlética) tiveram a ideia fazer, juntos, um treinamento para capacitar os membros em Ai e Ps. Além disso, os membros da AGITA também vão participar. O workshop vai acontecer dia 16/04 na sala da Rede_.
Na última quinta-feira, o Suricato e o Rabuda foram pra casa do Galvão para ter uma conversa sobre a bruxita com ele. A conversa foi bem boa no geral, deu para clarear alguns pontos que estavam meio obscuros. No dia seguinte ele mandou muitas fotos pro Rabuda, inclusive do primeiro exemplar na Bruxita. Os próximos passos são redigir um texto completo do que sabemos sobre a Bruxita, pensar nos passos para reviver ela e em possíveis novos produtos.
Nesta quinta-feira, dia 31/03, acontecerá a primeira reunião do RevisITA. O Flávio, pró-reitor de Graduação, divulgou como vai funcionar: vão ser debatidos até 2 assuntos por reunião da seguinte forma: 20 min para apresentar, 20 min para discutir e 10 min para resumir o que aconteceu.
Será feito um comunicado essa semana nos grupos de avisos sobre a necessidade de reservar na ADM o feijão com pelo menos dois dias de antecedência.
A Atlética veio nos procurar para conversar a respeito da situação da quadra do COCTA. Esta era usada para treinamento dos times do ITA e está totalmente inviável, porque a seleção de São José dos Campos treinava lá e levou a quadra para um novo ginásio. Foram propostas ideias para tentar financiar a reforma, como falar com a ITAEx e com o ITA.
21/03/2022
Na quarta-feira passada foi nos apresentado o regulamento dos ACPs e notamos que a forma como são contadas as horas complementares relativas às iniciativas não condiz com a realidade dos alunos. Assim, durante a reunião do CRR , iremos apresentar uma proposta de aumento no número de horas complementares a serem contabilizadas.
Conforme apresentado como ideia no case de postulação do ano passado, a Diretoria de Gestão pretende realizar um projeto de acompanhamento dos diretores por meio de reuniões semanais como cada diretoria, para poder acompanhar mais de perto o andamento de cada uma e propor soluções para os problemas encontrados.
14/03/2022
Ano passado teve início a comissão de escrita do Regimento Interno e do Estatuto do Casd, mas que ainda não acabou. Assim, precisamos criar o mais rápido possível, para já começarmos a trabalhar com isso este ano.
A volta do quantitativo total, o tempo de serviço feito por apenas dois funcionários, a desinformação dos moradores sobre a função da Zeladoria e a atual montagem dos forms e planilhas dessa área causaram uma impressão negativa do trabalho da União Zeladoria por parte da comunidade. Assim, durante a reunião, os diretores foram atualizados a respeito do atual cenário da zeladoria, para que pudessem informar a comunidade.
Com o fim da diretoria de vendas e com o objetivo de desafogar a Diretoria financeira, a responsabilidade sobre as anuidades e sobre o controle de estoque dos nossos produtos foi passada para a Diretoria de Captação, cujo diretor é o Pedro Ramos (Rabuda, T25).
O Casd conseguiu entrar no Classroom do RevisITA e as atividades devem começar ou nesta semana ou na semana que vem.
- Terça-feira: treinamento de entrevistas e dinâmica de PS com os diretores.
- Quinta-feira: apresentação das diretorias no feijão.
- Sexta e sábado: dinâmicas em grupo.
- De domingo a sábado: Entrevistas.
- Domingo (27/03): reunião para definir os membros.
- Do dia 28/03 ao dia 03/04: entrega dos feedbacks.
A Bruxita foi eleita como o mascote/ símbolo humorístico do ITA em 1958, em um concurso promovido pelo Casd. Ao longo dos anos, ela passou por vários designs e apareceu em muitos produtos (camisetas, moletons, marca páginas, adesivos, etc.). Nossa ideia é reviver a Bruxita, tanto para reviver esse fato histórico do ITA, quanto para fazer novos produtos para vender. Esses novos produtos podem ser muito vendidos no Sábado das Origens também.
07/03/2022
A professora Cristiane, chefe da DAE, mandou para a Presidência e para o DA um modelo novo de justificativa de faltas para pessoas isoladas pela COVID 19. O DA realizará a divulgação do novo formulário.
A CARE finalizou a planilha de reserva da sala da CARE, que vai ser testada ao longo dessa semana pelos diretores e divulgada em seguida para a comunidade pelo grupo de avisos do Casd.
A DAE está organizando um evento com os professores para apresentar o novo aconselhamento. A CARE vai ter um momento para falar no evento com os professores.
28/02/2022
Nesta quinta-feira, o DA realizou uma reunião com a DAE para discutir a questão do abonamento de faltas para alunos que contraírem COVID. Ficou decidido que seria criado um formulário de justificativa de faltas para a COVID e que essas faltas sofreriam uma flexibilização maior, uma vez que, atualmente, o limite de faltas previsto pela NOREG é de apenas 15%. Assim, incentivamos que os alunos justifiquem suas faltas e que os representantes se atentassem a respeito dos alunos isolados, para que seja conversado com o professor a possibilidade de disponibilizar aulas gravadas para estes alunos.
Atualização da reunião que aconteceu na quinta-feira com o objetivo de mostrarmos para o Capitão Fernandes o que ele terá de fazer na questão dos isolamentos. Apresentamos os seguintes tópicos: não temos Ala Covid; isolamentos dos alunos a noite; as informações serão centralizadas nele; marmitas dos isolados; volta de veteranos e mudança dos pertences. Deixamos claro que ajudaremos ele na questão de organização, ou seja, a planilha que iremos fornecer, os apartamentos que estão vazios e etc.
Atualização da reunião que rolou na quarta-feira com o objetivo de explicarmos nossas preocupações acerca da volta do presencial. Eles se mostraram bastante na defensiva de fazer que o presencial volte e não nos ouviram tanto. A reunião se pautou na questão dos isolamentos e de quem ficará responsável por eles.
21/02/2022
Está sendo estudada a viabilidade de aumentar o número de máquinas da lavanderia do H8. A Zeladoria foi atrás de saber do contrato e é necessário um aviso prévio para começar um novo contrato, uma vez que as novas máquinas seriam incluídas no contrato já existente. Já foram feitos alguns testes na parte elétrica do H8, para assegurar a viabilidade do projeto. Falta mais uma avaliação geral, que provavelmente será feita pela OMO.
As novas máquinas seguirão um novo modelo de utilização, uma vez que contarão com injeção automática de sabão para lavar roupa. A máquina que já está sendo usada também será substituída por uma igual a essa.
Foram trazidas para a reunião de diretoria as possíveis problemáticas decorrentes da volta dos alunos para o presencial, entre elas: como funcionaria o sistema de faltas para isolados, como o isolamento iria funcionar e quem seria o responsável, onde os positivados seriam isolados, seria cobrado o passaporte da vacina, existe a possibilidade de se realizar testes nos alunos, entre outros. Assim, todos esses pontos foram discutidos e um plano de ação foi escrito para ser apresentado para a administração do ITA, para que evitássemos o máximo de problemas possível.
Foi discutida na reunião a viabilidade de um projeto de dedetização e de controle de formigas no H8. A ideia inicial era expandir a dedetização para o H8 novo e realizar o controle de formigas nas duas instalações. Contudo, chegou-se a conclusão que não há, ainda, necessidade do controle de formigas no H8 novo, uma vez que o problema tem afetado, atualmente, os blocos do velho H8.
14/02/2022
Dia 14/02 teve uma reunião das iniciativas do Casd Comunidade. As pautas discutidas foram: Calendário de Eventos de 2022, frequência das reuniões (serão realizadas reuniões mensais), cooperação entre as iniciativas, solicitações das iniciativas para o Casd e os Projetos da ITAEx.
O feirão de iniciativas vai acontecer nos dias 12 e 13 de março. A apresentação do Casd vai ser no sábado e quem vai tocar vai ser a Hermioni e o Colgate, sendo a presença de todos os outros diretores muito importante. Além disso, com o feirão, serão divulgados o forms de inscrição e o Notion de apresentação das diretorias.
Depois de conversar com Ten Renato sobre mapeamento da rede elétrica do H8 foi constatado que para resolver problemas gerais e específicos, é necessário primeiramente atacar uma das raízes do problema: Os Transformadores do Alojamento. Assim, tanto a Zeladoria, quanto Projetos, irão abordar esse problema proximamente.
O batismo da T24 e T25 será realizado agora na volta às aulas, mas para isso é necessário comprar as plaquinhas de madeira. A CR buscou o Casd para discutir a possibilidade de ajudar financeiramente com esses custos e ficou decidido que, inicialmente, serão tentadas outras formas de arrecadação, como vaquinha entre as turmas, mas caso falte dinheiro, o Casd está aberto a ajudar.
07/02/2022
Mesmo com a criação do grupo de Whatsapp e as mudanças realizadas na planilha de reserva de horário, o movimento na lavanderia manteve-se alto. Assim, verificou-se a possibilidade de aumentar mais um conjunto de máquinas de lavar e de secar. Assim, devido aos custos para a implementação de uma nova máquina, aos custos do aluguel nas férias e ao aumento no preço do contrato, graças aos reajustes anuais do aluguel, percebeu-se a necessidade de aumentar o preço das fichas para R$3,50, a partir de janeiro do ano que vem.
Foi marcada uma reunião entre elas e o responsável pela ADM (Cap Fernandes), tendo o mesmo pedido a participação do Casd na discussão. Chegaram em um consenso, tanto por questão de reajuste (as quais não reajustavam os valores faziam anos e que para muitas a faxina é sua única fonte de renda) quanto para acabar com as discussões internas, criar uma padronização do serviço:
- 65 reais por pessoa (tanto Novo H8 quanto Velho H8)
- 3 dias na semana serviço COMPLETO no apartamento (varrer o chão, tirar a poeira, tirar as teias de aranha, passar o pano, lavar a louça e limpar os banheiros).
Contudo, cada situação é uma situação, então é válido que o morador converse com a respectiva faxineira caso possua alguma dificuldade sobre esse novo contexto.