A diretoria de Gestão do Casd tem como um de seus principais focos o acompanhamento dos membros das demais diretorias, e para isso utiliza métricas de desempenho inspiradas em people analytics, que buscam identificar possíveis problemas relacionados a insatisfação, a falta de motivação, a carga de trabalho excessiva, entre outros.
Como lidamos com esse tipo de problema?
• Um dos instrumentos que utilizamos para alcançar esse fim são os forms de acompanhamento semanal, preenchidos por cada diretor com base no que observou em seus membros. Os fatores analisados incluem uma nota de 0 a 10 dada ao trabalho desempenhado por cada um durante a semana, a presença na reunião e as tarefas feitas pelo membro, além de outros comentários feitos pelo diretor. Os dados desses formulários são concentrados em um dashboard, formatado de maneira a emitir um alerta quando a performance histórica e/ou recente do membro está abaixo de certos parâmetros. Essa planilha também é dotada de gráficos que facilitam a visualização dos parâmetros relacionados a um membro específico.
• Outro aspecto importante, cujos resultados também vão para o dashboard, é o acompanhamento interno: cada membro da gestão fica responsável por comparecer às reuniões de duas outras diretorias, preenchendo, ao final delas, outro forms que indaga sobre a participação (na reunião e no whatsapp) e a proatividade de cada membro e o desempenho do diretor na organização, abertura de fala e distribuição de tarefas.
• Por fim, o passo mais recente dado foi a realização do Feedback 360, no qual cada membro avaliou seu diretor e os demais membros de sua diretoria, e cada diretor, seus membros e os outros diretores. Com isso, a Gestão obteve uma ferramenta adicional para análise e os demais integrantes do Casd puderam saber como seu trabalho está sendo avaliado e descobrir em quais áreas podem melhorar.